Você esta procurando fatos e estatísticas interessantes sobre websites e blogs WordPress?

Se você está pensando em trabalhar com sites ou blogs WordPress, você deve estar atrás de informação sobre o poder da ferramenta e evidências do que você pode fazer com ela. Ou talvez você seja um grande fã que quer convencer os outros de que eles também devem ingressar a comunidade WordPress. Portanto, seria ótimo o uso de estatísticas que ajudem sua argumentação!

Enfim, quaisquer que sejam seus motivos, se você está buscando fatos e estatísticas interessantes sobre websites e blogs WordPress, você está no lugar certo!

Prepare-se para se aprofundar em 100 fatos e estatísticas super interessantes sobre o WordPress. Já que esta é uma grande lista, aqui está todo o conteúdo em tópicos para te guiar durante sua leitura. Assim nós te ajudamos a achar o fato ou a estatística que você está procurando:

  • A popularidade do WordPress
  • Desenvolvimento do WordPress
  • A comunidade WordPress
  • Eventos do WordPress
  • Plugins do WordPress
  • Temas para o WordPress
  • Segurança do WordPress
  • A economia do WordPress
  • Diversas estatísticas do WordPress
  • Fatos engraçados do WordPress

Primeiramente, vamos conversar sobre temas básicos como o que são a ferramenta, os websites e os blogs WordPress.

O que é o WordPress?

Blogs WordPress

A princípios temos que entender o que é o WordPress. WordPress é um software online de código aberto que você pode usar para criar um site. É um dos mais fáceis, poderosos e acessíveis sistemas de gestão de conteúdo para websites e blogs disponíveis atualmente. Além disso, o software é grátis para download e instalação.

É importante lembrar que tem dois “tipos” de WordPress: o WordPress.org e o WordPress.com.

  • WordPress.org – é um software grátis, disponível para download e que pode ser instalado em qualquer companhia de hospedagem para WordPress.
  • WordPress.com – é uma solução de hospedagem.

Nesse artigo, nós vamos ter como foco principal as estatísticas do WordPress.org. Todavia, alguns fatos do WordPress.com também estarão inclusos. Então, vamos ver os 100 fatos e estatísticas super interessantes sobre o WordPress!

A popularidade do WordPress – Estatísticas e Fatos

O WordPress se tornou o mais popular sistema de gestão de conteúdo do mundo. Milhões de empresários e bloggers, grandes e pequenos, vem escolhendo o WordPress para fazer seus websites. Isso acontece como resultado da facilidade de se criar websites e blogs WordPress. Confira agora fatos que comprovam a grande popularidade da ferramenta no mundo atual:

1. WordPress alimenta 32% de toda a internet. (W3Techs)

2. Da mesma forma, o WordPress gerencia mais de 75 milhões de sites na web (WordCamp)

3. Uma pesquisa no Google pela palavra WordPress gera aproximadamente 2.060.000.000 resultados! (Google)

4. A participação do WordPress do mercado global de gestão de conteúdo é de 60.2%. (Search Engine Journal)

5. O WordPress tem mais frequência de visitantes por mês que a loja Amazon, e a mesma que o Facebook. Um fato interessante visto que o WordPress tem 25x menos pessoas na sua equipe de funcionários. (Codeinwp)

6. Mais de 60 milhões de pessoas optam pela ferramenta. Não apenas para fazer mas também para gerenciar seus websites e blogs WordPress. (WordPress)

7. 14.7% dos 100 melhores websites são sites WordPress. (WPBeginner)

8. A partir de 2014, dezenas de milhares de novos sites WordPress.com são criados todos os dias. (WordPress)

9. Em dezembro de 2018 há 30 milhões de pesquisas no Google por WordPress. (Google trends)

10. Os usuários do WordPress.com geram cerca de 136.2 milhões de novos blogs posts e 77.7 milhões de novos comentários todo mês. (WordPress)

11. 409 milhões de pessoas visualizam mais de 20,7 bilhões de páginas de blogs WordPress todo mês. (WordPress)

12. Todo dia mais de 1014 sites WordPress e 496 lojas WooCommerce ingressam o top 10 milhões websites rastreado pela W3Techs. (WPBeginner)

13. O WordPress é 10x mais popular que o Joomla e 8.9x mais popular que o Drupal. (Websitebuilder)

Desenvolvimento WordPress – Estatísticas e Fatos

Blogs WordPress

O WordPress traçou um longo caminho até ser introduzido no mundo. Descubra nesse artigo, fatos interessantes sobre o desenvolvimento da ferramente ao longo dos anos. Abordamos também como os sites e blogs WordPress se tornaram o que são atualmente.

1 – WordPress surgiu quando seus fundadores Matt Mullenweg e Mike Little desenvolveram um fork de outro sistema chamado b2/cafelog (Wikipedia)

2. A primeira versão do software foi lançada em 27 de maio de 2003. Logo, isso faz o WordPress ser mais velho que o Twitter e até o Facebook. (WPBeginner)

O WordPress não é de nenhuma empresa. Afinal, seu co-fundador Matt Mullenweg, o criou como uma organização sem fins lucrativos.

3. Devido a isso, o WordPress Foundation é capaz de proteger todas as liberdades oferecidas pelo código aberto do software. (WPBeginner)

4. WordPress.org não tem um Diretor Executivo. O projeto é tocado por desenvolvedores voluntários de todo o mundo. (WPBeginner)

5. Qualquer um pode editar ou adicionar ao código core do WordPress. Portanto, o código é classificado como um software de código aberto licenciado pela GPL. (WordPress.org)

6. O WordPress é escrito na linguagem de programação PHP e usa o MySQL para sua database. (WPBeginner)

7. A última versão do WordPress (5.0) foi baixada 19,074,521 vezes até agora. (Dê uma olhada em como é rápido esse processo!)

8. Um total de 98 versões do WordPress foram lançadas até hoje. (WordPress)

9. 443 pessoas contribuíram para o desenvolvimento do WordPress 4.9. Porém 185 delas estavam contribuindo pela primeira vez. (CodeinWP)

10. Somente 22.4% dos sites e blogs WordPress estão usando a versão mais recente do software (5.0). (WordPress.org)

11. Mudanças mais significativas no software acontecem aproximadamente a cada 152 dias. (CodeinWP)

12. A comunidade por trás do WordPress também faz parte de outros projetos relacionados. Alguns desses projetos são: bbPress, BuddyPress e GlotPress. (WPBeginner)

13. O software do WordPress incorpora linguagens de programação como PHP, MySQL, JavaScript, HTML e CSS. (WPBeginner)

Comunidade WordPress – Estatísticas e Fatos

De fato a comunidade do WordPress é cheia de usuários diversos e apaixonados pelo software. Dê uma olhada nessas estatísticas que provam o quão engajada e única a comunidade dos sites e blogs WordPress é.

1. O WordPress não é somente para bloggers e empresas/empresários. Existem diversas Instituições educacionais que tem seus próprios blogs WordPress. Por exemplo: a Universidade Cornell, Harvard, Universidade do Maine e a Des Moines University. (WPBeginner)

2. Alguns sites governamentais também usam o WordPress. Entre eles o site oficial da Suécia, o site de nóticias da polícia de Milwaukee e a gazeta oficial da República das Filipinas. (Websitebuilder)

3. Alguns dos usuários do WordPress.com mais notáveis são o TechCrunch, TED, a CNN, a National Football League e a UPS. (WordPress)

4. Outras grandes companhias e empresas que usam o WordPress são a Forbes, a Mashable, o The New York Times, a Samsung, a PlayStation e até a Coca-Cola. (Skilled)

5. O WordPress é mais popular entre sites de negócios e empresas do que em sites de notícias. (Torque)

6. As celebridades que usam o WordPress incluem Jay-Z, Russel Brand, Sylvester Stallone e Kobe Bryant. (Skilled)

7. O WordPress está totalmente traduzido em mais de 68 línguas. Além disso, o software é parcialmente traduzido em mais doze outras. (WPBeginner)

8. O número de downloads em inglês foram oficialmente passados por downloads em outras línguas. (WordPress.org)

9. O WordPress.com hospeda blogs escritos em mais de 120 línguas diferentes. Sendo assim, as línguas mais frequentes são: Inglês 71%, Espanhol 4.7%, Indonésio 2.4% e Português (Brasileiro!) com 2.3%. (WordPress)

10. Exitem mais de 2,030,000 posts de ajuda no fórum de suporte do WordPress. (CodeinWP)

Eventos do WordPress – Estatísticas e Fatos

Blogs WordPress

Os fãs e usuários do WordPress de todo mundo podem aumentar seu conhecimento e interagir com outros usuários em vários eventos como o WordCamp. As estatísticas eventualmente comprovam como o amor pela plataforma tendem a juntar milhões de pessoas.

1. A princípio, o 1º evento WordCamp foi realizado por Matt Mullenweg no ano de 2006 em São Francisco. (WordCamp)

2. Já aconteceram 932 WoldCamps até agora, em 65 países diferentes. (WordCamp)

3. Todos os organizadores e palestrantes das WordCamp’s são voluntários e não ganham nada. (WoldCamp)

4. O evento WordCamp 2017 da Europa teve um recorde de 1900 pessoas presentes de mais de 79 países diferentes. (SoftwareFindr)

5. Se você não consegue ir a um evento WordCamp presencialmente, você pode assisti-lo inteiro depois na WordPress.tv. (WordPress.tv)

6. Centenas de milhares de pessoas engajadas com o WordPress se organizam e se encontram mensalmente. Isso acontece em mais de 436 cidades de todo o mundo. (WordPress)

7. Apesar dos eventos WordCamp, ainda há dezenas de outros eventos acontecendo no mundo inteiro, a todo momento. Confira a lista dos eventos que ainda estão por vir clicando aqui.

Plugins para sites e blogs WordPress – Estatísticas e Fatos

Os plugins são como aplicativos para os websites ou blogs WordPress. Assim você pode usar diversos plugins para que seu site fique ainda melhor e mais poderoso. Confira alguns fatos e estatísticas sobre os plugins do WordPress.

1. Os plugins do WordPress chegaram a um total de 1.48 bilhões de downloads em 2016. (WPBeginner)

2. Existem 54,257 mil plugins para WordPress totalmente grátis. Além disso, são adicionados novos plugins todo dia. (WordPress)

3. Alguns dos plugins de blogs WordPress mais conhecidos são: Contact Form 7, Yoast SEO, Akismet Anti-Spam, e o Jetpack pelo WordPress.com. Todos estes tem mais de 5 milhões de instalações ativas. (WordPress.org)

4. Um dos plugins pagos mais populares do WordPress é o Visual Composer com 2340 unidades vendidas por semana. (Skilled)

5. Tem mais de 6.000 mil plugins premium do WordPress no CodeCanyon. Visual Composer, Slider Revolution, LayerSlider, e UberMenu são os mais vendidos. (Codeinwp)

6. No CodeCanyon, 80% das pesquisas são voltadas a funcionalidade (sliders, calendários e etc).(CodeinWP)

7. O plugin de e-commerce mais conhecido, WooCommerce, foi instalado em mais de 3 milhões de websites. Ainda assim com um total de mais de 58 milhões de downloads. (WPBeginner)

8. O WooCommerce faz parte de 9% de todos os comércios online. (Built With)

9. O construtor de páginas grátis mais popular é o Elementor. O Elementor tem em média 430.000 mil downloads toda semana. (SoftwareFindr)

10. Hello Dolly é um plugin totalmente inútil mas um tanto quanto icônico. O plugin mostra no canto de sua tela de administrador a letra da música de mesmo nome do Louis Armstrong: o sucesso Hello Dolly. (WPBeginner)

Temas do WordPress – Estatísticas e Fatos

Blogs WordPress

Os temas do WordPress dão ao seu site uma cara nova. Portanto existem milhares de temas grátis e pagos para sites e blogs WordPress que você pode baixar para deixar seu site com a sua cara!

1. Os temas foram introduzidos a plataforma em 2005. Assim, o primeiro novo tema padrão do WordPress é conhecido como Kubrick. (WPBeginner)

2. Os temas padrão do WordPress são lançados a cada ano. (Elegant Themes)

3. O diretório grátis de temas do WordPress.org tem mais de 5.800 mil temas para download. (WPBeginner)

4. O tema mais popular do WordPress é um empate entre DIVI e Genesis, cada um usado em 10% do total de blogs WordPress. Somando um total de 20%. (Small Biz Trends)

5. Milhares de temas comerciais são vendidos pelas Lojas de Temas WordPress. O preço de um tema custa em torno de 40 dólares. (WPBeginner)

6. Avada, tema feito pelo ThemeForest é um dos mais comprados de todos os tempos. Eventualmente, o tema acumula um total de 450 mil pessoas que o usam. (ThemeForest)

7. 25% de todos os temas WordPress no ThemeForest fizeram no mínimo 2,500 mil dólares em um mês. Além disso 50% de seus temas fizeram no mínimo 1.000 dólares em um mês. (Envato)

8. 93% do total de vendas do ThemeForest vêm de temas responsivos. (Codeinwp)

9. Mais de 70% das pesquisas do ThemeForest são focadas em temas de nichos específicos. (Codeinwp)

10. 2.125.962 é o número de vezes que usuários do WordPress mudaram seu tema no mês de setembro de 2018. (WordPress.com)

Segurança do WordPress – Estatísticas e Fatos

Já que o WordPress é o mais popular software de gestão de conteúdo (CMS) do mundo, é comum ataques de hackers. Logo, existem diversas maneiras de proteger seu site WordPress. Isso inclui manter seus plugins atualizados e escolher uma senha forte.

1. 83% de todos os sites que usam CMS e que foram hackeados em 2017 usavam WordPress. O que faz sentido visto que o WordPress tem 60% do mercado de CMS do mundo. (WPBeginner)

2. 39% dos blogs WordPress hackeados estavam usando uma versão não atualizada do software. (WPBeginner)

3. Quase 50% dos sites WordPress que são afetados por uma vulnerabilidade na segurança tem como causa o uso de uma versão desatualizada do código do WordPress. (WPBeginner)

4. 52% das vulnerabilidades de segurança do WordPress relatadas tem causas relacionadas a plugins. (KeyCDN)

5. Um plugin de WordPress vulnerável foi a causa do vazamento da Panama Papers: a maior violação de dados de jornalistas na história. Como resultado, 4.8 milhões de e-mails foram expostos. (Wordfence)

6. Em torno de 8% dos sites WordPress são hackeados devido o uso de uma senha fraca. (WPBeginner)

7. Somente 11.45% dos sites WordPress usam a Criptografia SSL a partir de 2016. (WPBeginner)

8. As listas negras do Google tem em torno de 20 mil websites com malwares. Além disso também tem em torno de 50 mil que praticam phishing. (WPBeginner)

9.  O Worfence já bloqueou cerca de 3,236,017,356 ataques a sites WordPress nos últimos 30 dias. (Wordfence)

10. O quarto tipo mais comum de infecção de sites WordPress acontece por malware. Essa infecção é feita por Backdoors, por meio de Downloads e redirecionamentos maliciosos.

11. WordPress construiu um sistema de atualização automática. Então, caso uma vulnerabilidade seja encontrada , ele atualiza automaticamente seus plugins. (WPBeginner)

Economia do WordPress – Estatísticas e Fatos

Blogs WordPress

O WordPress alimenta uma economia de bilhões de dólares e cria milhares de empregos por todo o mundo. Confira os dados e estatísticas abaixo e veja que você também pode fazer dinheiro com blogs WordPress.

1. O WordPress alimenta uma economia multi-bilionária. Em suma, muitas companhias e empresas vendem produtos, serviços e soluções baseadas no WordPress.

2. As empresas mais lucrativas do WordPress são a Automattic, com receita de US $ 1,3 bilhão, seguida pela Envato, com US $ 94 milhões, e a WPEngine, com US $ 73 milhões. (Websitebuilder)

3. Existem diversos jeitos de se fazer dinheiro com o WordPress. Entre eles: como um web designer, desenvolvedor de plugin ou de temas, freelancer de SEO, freelancer para gestão de website, redator de conteúdo para WordPress e muito mais!

4. A média de salário por esses “trabalhos de WordPress” é de 66 dólares. (SimplyHired)

5. A média de salários para desenvolvedores do WordPress nos EUA é de $79,000. (Skilled)

6. Clientes que estão querendo blogs WordPress personalizados normalmente pagam entre $3,000 e $15,000 dólares para um freelancer. (ManageWP)

7. Um website WordPress construído a gosto do cliente e totalmente customizado pode custar até $100,000. (PostStatus)

8. As principais habilidades em crescimento no mundo da programação são PSD para WordPress e WordPress Plugins. (Upwork)

9. Uma pesquisa no Google por “trabalhos WordPress tem cerca de 1.250.000 resultados. (Google)

10. 243,161 projetos WordPress foram completados no Freelancer.com a partir de Janeiro de 2015. Isso gera um valor total de $60,571,205 dólares (Codeinwp)

11. 25% dos usuários do WordPress fazem da ferramenta sua principal atividade lucrativa. (Torque)

Fatos e Estatísticas Diversas do WordPress

Existem tantos fatos incríveis sobre o  WordPress que alguns deles não se encaixam em uma categoria específica. Então, veremos abaixo vários fatos diversos sobre a ferramenta.

1. O WordPress.com recebe mais de 20.000 pedidos de ajuda e suporte em média todo mês. (WordPress)

2. 70,399,151 arquivos foram carregados ao WordPress.com em dezembro de 2018. (WordPress.com)

3. O Twitter foi incorporado mais de 200,000 vezes a sites e blogs WordPress no último mês. (WordPress.com)

4. O Youtube foi incorporado em sites WordPress mais de 2 milhões de vezes em dezembro de 2018. Por outro lado, o Flickr foi incorporado mais de 3 milhões de vezes no mesmo mês. (WordPress.com)

5. O famoso logo do WordPress (W) foi criado por Jason Santa Maria em 2005. (WordPress)

6. Christine Selleck Tremoulet, uma blogger assídua e amiga do co-fundador do WordPress Mullenweg sugeriu o nome WordPress. (Wikipedia)

7. Quarta-Feira é o dia mais popular em questão de downloads do WordPress. Todavia, Domingo é o dia menos popular. (WPCentral)

8. O WordPress pode ser instalado em 5 minutos ou até mesmo. (WordPress)

9. 83.5% dos sites e blogs WordPress usam o Google Analytics. (Websitebuilder)

10. WordPress possui um recurso escondido em sua forma padrão. Ele permite que você cria uma rede de websites usando a mesma instalação do WordPress. (WPBeginner)

Fatos e Estatísticas Engraçadas sobre o WordPress

Blogs WordPress

Finalmente, o mundo do WordPress também tem seu lado engraçado. Portanto confira abaixo alguns fatos aleatórios e engraçados sobre o WordPress.

1. O Wapuu é o mascote oficial do WordPress. Ele foi criado por usuários ativos da comunidade japonesa do WordPress. (Torque)

2. Tem um Wapuu diferente para cada evento WordCamp, e muitas outra variações do mesmo. (Wapu.us)

3. Os desenvolvedores core do WordPress são todos apreciadores de Jazz. Logo, todo grande lançamento do WordPress é nomeado baseado em um músico de Jazz famoso. (WordPress.org)

4. A “WordPress Wiggle” é a dança não-oficial da comunidade WordPress. A princípio a música foi nomeada por Zack Katz do GravityView. (WPShout)

5. A companhia por trás do WordPress.com, a Automatic, fechou seu lindo escritório de São Franciso pois seus funcionários pararam de aparecer. (Quartz)

6. O WordPress já foi usado para controlar um sistema de guiar mísseis. (Dion Hulse, Lead Developer @ WordPress)

Esperamos que você tenha gostado de aprender um pouco mais com esses fatos incríveis sobre o WordPress! Todavia, se você ainda está procurando dicas, guias e informação sobre o WordPress e Marketing Digital, visite nosso blog clicando aqui!