A indústria 4.0 é um conceito que vem crescendo bastante nos últimos anos em todo o mundo contemporâneo.

Entretanto, a chamada manufatura avançada está presente em apenas 2% das empresas brasileiras, de acordo com pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Mas há um otimismo quanto a implementação desse conceito. Segundo a mesma pesquisa, 30% das companhias já deram início ao processo.

Também conhecida como manufatura avançada, ela atinge todas as áreas, desde a produção operacional, até a gestão de RH das empresas, com o chamado RH 4.0.

Na indústria 4.0 a gestão de pessoas conta com novas técnicas para entender as demandas das empresas com uso de máquinas na linha de produção.

E nesse texto, você vai entender como o RH afeta e influencia a indústria 4.0 nas empresas.

Desafios do RH atualmente

O setor de recursos humanos está passando por um processo de mudança, devido ao crescimento da tecnologia nos processos.

De acordo com pesquisa da Deloitte, 56% tem remodelado seus processos de RH para aproveitar os equipamentos móveis e digitais.

E 81% delas consideram que o RH digital como muito importantes para contratação de novos funcionários na empresa.

Um dos principais desafios do RH 4.0 é a contratação de novos talentos para a companhia.

Isso porque muitos candidatos desejam valorização e reconhecimento da empresa, podendo sair por qualquer desconforto ou insatisfação.

Com os recursos tecnológicos é possível saber o comportamento dessas pessoas, permitindo a empresa adquirir métodos para captar novos talentos.

Outra dificuldade está em segurar os colaboradores. A equipe de gestão de pessoas precisa desenvolver ações estratégicas para atrair os funcionários a continuar na empresa.

Entre as principais estratégias para manter os colaboradores da empresa é o “employer branding”, que visa fortalecer a reputação da organização para atrair candidatos e funcionários.

Por meio de técnicas de branding e endomarketing, essa estratégia foca em mostrar que a empresa oferece um ótimo ambiente, tem gestão inovadora e um plano de carreira definido.

Além de estratégias de branding, os gestores no RH 4.0 precisam estar conectados a todas as tecnologias, principalmente de softwares de gestão empresarial.

Alguns deles podem ser acessados remotamente, como o ERP e CRM, possibilitando o registro das atividades e os resultados do funcionário à distância.

Com o domínio da tecnologia, a equipe de RH terá mais capacidade de definir o melhor profissional para trabalhar na empresa.

Por que o Endomarketing é fundamental?

Endomarketing é um dos principais pilares do RH 4.0. Isso porque essa estratégia consiste em aumentar o interesse dos funcionários para bater as metas da empresa e melhorar o ambiente corporativo.

Essa estratégia é muito utilizada pelas empresas devido ao alto número de trabalhadores que desligaram da empresa, que segundo pesquisa do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) chega 21,3% espontaneamente.

Para evitar demissões, atritos entre os funcionários da empresa e resistências a mudanças na operação, entre outras situações que afetam negativamente a empresa.

Uma forma do RH fazer endomarketing eficiente é por meio da comunicação. Com a abertura de um canal de comunicação direta, a equipe pode falar da empresa e dar abertura para os funcionários expressarem suas opiniões.

Outra forma de manter o funcionário na empresa são os treinamentos de capacitação, algo que ajuda o colaborador a adquirir novos conhecimentos, deixando mais engajado a cumprir as tarefas da empresa.

Além da capacitação, outra forma de valorização do funcionário são melhores condições financeiras, seja com aumento de salário, ou plano de carreira. Essas medidas incentivam o reconhecimento do funcionário.

Com estratégias de endomarketing, a empresa consegue manter o funcionário focado e ainda, pode atrair vários candidatos promissores para o seu negócio.

Principais benefícios do RH 4.0

A indústria 4.0 e suas tecnologias podem ajudar o RH da sua empresa a ser mais produtiva e eficiente.

Entre os principais benefícios do RH 4.0 nas empresas, estão:

1 – Redução da burocracia no acesso às informações

A tecnologia de softwares de gestão permitem que todos os processos sejam automatizados, algo que facilita o acesso aos dados da empresa e equipe.

Com soluções de acessibilidade como o Cloud computing (Computação na Nuvem), um dos braços da indústria 4.0, toda a atividade de gestão de pessoas passa a ser feita online.

Além disso, os softwares permitem que você programe lembretes para determinadas tarefas e a flexibilidade para adaptar os dados e de sistemas digitais que armazenam as informações. 

Isso reduz o tempo de trabalho no desenvolvimento de atividades, valorizando cada tarefa e engajando cada vez mais a equipe.

2 – Rapidez na resolução dos problemas

Com softwares de gestão como o Big Data, é possível ter informações claras sobre todas as ações dos funcionários e candidatos.

Isso ajuda na tomada de decisão da equipe de recursos humanos, pois é possível ter informações claras e concisas dos colaboradores, desde a chegada na empresa, até seus feedbacks.

Um exemplo disso são as pesquisas de satisfação, elas podem ser feitas por e-mail, ou mesmo pelo celular, conseguindo o feedback dos funcionários rapidamente.

Com as informações dos seus funcionários acessadas fácil e rapidamente, é possível traçar o perfil da equipe e definir qual setor da indústria o funcionário consegue ter melhor desempenho.

3 – Aumenta a produtividade

Assim como o aumento na produção de produtos e da agilidade na manutenção, a tecnologia da indústria 4.0 ajuda no aumento da produtividade dos colaboradores.

Um método para manter a equipe engajada é a gamificação, técnica que introduz por meio de joguinhos as atividades e os processos da empresa.

Esses joguinhos podem ter diferentes formatos, como quiz e gincanas divertidas que vão auxiliar no engajamento dos colaboradores.

Além disso, esses joguinhos permitem saber o conhecimento da equipe sobre os processos, equipamentos utilizados e como eles contribuem para a produtividade industrial.

Aposte em tecnologia no RH da sua indústria

A indústria 4.0 está mudando os processos em todos os setores de uma indústria, desde a linha de produção, o marketing B2B até a gestão de recursos humanos.

Com a tecnologia 4.0, a equipe de RH poderá acessar as informações mais facilmente com a Computação na Nuvem, permitindo que toda a atividade produtiva seja feita online.

Isso facilita o acesso às informações e diminui a burocracia para inseri-las no sistema, valorizando o trabalho e deixando a equipe mais engajada.

E os profissionais de RH podem ajudar a sua equipe a ser mais produtiva por meio da gamificação, joguinhos que ajuda a equipe a conhecer os processos da empresa e a capacidade dos colaboradores em relação às atividades produtivas.

Com o RH 4.0 é possível elaborar estratégias para contratar e manter os colaboradores engajados e comprometidos com os objetivos da empresa.

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, Assessor de Imprensa do Marketing para Indústria.

Alex Almeida

Administrador de Empresas, especialista em gestão empresarial, fotógrafo, designer digital, especialista em assuntos digitais com mais de 20 anos de experiência com projetos digitais de diversos segmentos, tamanhos e empresas internacionais. SEO & Fundador da Máquina de Resultados | Agência de Marketing Digital