Ferramentas que utilizam o recurso drag and drop – ou arrasta e solta em português – são ótimas alternativas para se criar um bom design no seu site WordPress.

Elas te dão o necessário para você criar praticamente qualquer tipo de layout que possa imaginar. Assim a ferramenta acaba salvando muito tempo no processo de desenvolvimento de sites. Portanto, vamos dar uma olhada nas 5 melhores ferramentas “drag and drop” para desenvolvimento de sites WordPress.

A maioria dessas ferramentas incluem recursos que possibilitam a adição de módulos, ajustes na largura e na altura dos preenchimentos, redimensionar colunas, adição de CSS e etc. Todas essas ferramentas de desenvolvimento de sites são fáceis de usar e não estão em nenhuma ordem.

desenvolvimento de sites

Divi

A princípio o Construtor Divi  (disponível como tema ou plugin) inclui 46 elementos novos ao seu design e permite a criação de seu layout do front-end ou back-end. Eventualmente, um novo pacote de layout é adicionado a livraria do Divi toda segunda-feira. Você também pode importar novos layouts ou exportar seus layouts para reutilizá-los em outros sites.

O tema te da inúmeros recursos de customização para você estilizar seu site por inteiro ou por cada módulo independente. Como resultado de sua popularidade, o Divi tem muitos seguidores em dezenas de grupos de Facebook, fóruns de tutoriais, layouts etc. Além disso, a ferramenta é responsiva, com várias línguas disponíveis e com suporte para RTL.

O Divi até hoje é um dos mais populares temas premium do WordPress

Beave Builder

O Beave Builder é um construtor para desenvolvimento de sites que disponibiliza vários templates pré-feitos para você começar. A versão grátis da ferramenta vem com 5 módulos e 9 linhas. Ele pode te ajudar usando sua interface e o WordPress, mas ainda é muito limitado para fazer algo mais. A versão pro inclui 30 módulos, e adiciona  templates que você pode salvar em sua biblioteca.

O builder providencia uma interface com diversos elementos de customização. Assim você constrói o layout do jeito que preferir, e arrasta e solta os elementos onde você quiser. Logo você pode editar qualquer elemento e a customização do tema a\inda inclui mais ajustes. A aba de edição disponibiliza os templates que você pode carregar para seu layout, inclusive os que você já salvou na sua biblioteca.

O Beave Builder é provavelmente a mais fácil de se usar de todas as ferramentas para desenvolvimento de sites WordPress.

Elementor

O Elementor é uma ferramenta “front-end”. A versão grátis trás 46 elementos incluindo diversos recursos e elementos do próprio WordPress. A versão pro adiciona 23 recursos novos e templates pro com focos em vendas e conversões. Basta você escolher entre 12 tipos de fileiras e então arrastar e soltar seu elemento para uma coluna naquela fileira. Cada elemento abre um editor onde você pode editar cada um deles. Você ainda pode adicionar colunas entre outras colunas.

A ferramente inclui dezenas de templates que você pode adicionar simplismente com um click. Ttemplates são adicionados a sua seção específica. Você também pode salvar, exportar e importar seus designs. Existem ainda diversos recursos de terceiros disponíveis. Elementor foi criado para ser rápido. É responsivo, traduzido a diversas línguas e inclui RTL.

Elementor é o construtor grátis mais poderoso disponível.

WPBakery Page Builder

O WPBakery Page Builder (também conhecido como Visual Composer, que agora virou nome de uma nova ferramenta) inclui um construtor tanto front-end quanto back-end e muito intuitivo. Use seu construtor em grade para criar seu layout e então soltar os elementos que quer ao seu design.

O “builder” tem mais de 50 elementos e mais de 100 templates pré-feitos, 200 adicionais de terceiros, 40 templates com design de grades e muito mais. Cada um dos elementos pode ser editado individualmente. Você pode copiar e reutilizar templates, criar seu próprio template e editar qualquer um que você quiser. A ferramente tem tradução disponível e é responsiva.

A ferramente de desenvolvimento de sites é leve e fácil de se usar.

Page Builder da SiteOrigin

O Page Builder da SiteOrigin tem tanto um construtor “back-end” quanto um editor “front-end”. Crie fileiras customizadas e layouts com até 12 colunas e 12 opções de proporções diferentes. Edite seus atributos, layouts e o design de cada um dos elementos usados.

A versão grátis inclui 26 recursos contando com os recursos WordPress, e 20 templates editáveis. Os templates disponibilizam espaço para recursos premium, portanto, a versão grátis estará com esses recursos faltando, mas recursos suficientes para se criar um design de layout interessante. A versão premium trás mais 13 recursos e um construtor melhorado com diversas novas ferramentas.

Esse “builder” é simples de se usar mas não tão poderoso quanto os outros nessa lista.

E o vencedor é

divi builder

Imagem do site Colorlib.

Eu acho que todos os “builders” nessa lista são boas opções, mas a minha ferramenta favorita sem dúvida é o tema Divi. Falo isso por que é o que eu uso mais atualmente. Algumas vezes plugins não funcionam com todos os temas do jeito que você quer. Eu descobri que temas que incluem seu próprio construtor são mais adequados a isso, e podem as vezes conter mais recursos.

Independente do que você escolher, entre um tema ou um plugin, essas 5 ferramentas “drag and drop” para desenvolvimento de sites com certeza te ajudarão a construir seu próximo site WordPress.

Nós também queremos saber de você, qual dessas ferramentas é sua preferida?

Fonte: Aspen Grove Studios