Você está querendo criar uma loja online? Não estamos surpresos. Como começar uma loja de eCommerce é um dos tutoriais mais requisitados na internet.

A industria do eCommerce está bombando e a retenção atual mostra que 51% dos americanos preferem comprar online. Esse é o melhor momento para você começar seu negócio online. Se está se perguntando como começar uma loja online, esse é o guia para você.

Abaixo, criamos um guia passo-a-passo para você entender como abrir a sua própria loja online. Você não precisa ter conhecimentos técnicos para isso. Você pode construir uma loja online sem escrever nenhuma linha de código.

Para ajudar você a seguir o guia, quebramos o tutorial em 10 seções diferentes:

Capítulo 1: Decidindo o que vender

loja online

Antes de começar a construir sua loja online, você precisa decidir o que vender. Escolher os produtos certos é importante para o sucesso de se negócio.

Em geral, você precisa vender produtos que compradores online querem comprar. Para te ajudar a determinar o que vender na sua loja online, você deve observar vários fatores, entre eles:

  • Demanda de mercado – demanda de mercado descreve a demanda para um certo produto e quem quer comprá-lo. Se a demanda do mercado por um produto for alta, as pessoas tem mais chances de comprar o produto da sua loja online, e pagar mais por ele também. Você pode pesquisar a demanda de mercado usando uma ferramenta grátis como o Google Keyword Planner Tool. Digite as palavras-chaves para um produto, por exemplo, “Hidratantes orgânicos para rosto”. Se há um grande volume para essas palavras-chave, há muitos usuários online procurando pelo produto.
  • Competição – O produto pode ter uma demanda grande, mas se tem muita competição, sua loja online pode não se destacar no meio de tantas outras. Portanto, é importante pesquisar sua competição. Faça uma busca simples no Google pelo produto e veja as empresas que aparecem a frente nos resultados. Determine o quão diferente você vai ser deles para convencer os clientes a comprarem da sua loja e não da deles.
  • Tendências – Se você consegue começar a vender produtos na sua loja online que são tendências, você vai ser apto a capturar clientes antes de seu competidor. Então, fique por dentro das maiores tendências do mercado. Você pode observar sites como Amazon, eBay, Etsy, e navegar nas listas “Whats Hot” e “Most Wished For”  para saber dos produtos novos mais desejados pelos compradores online.

Lembre-se que independente do que você escolher vender em sua loja online, deve ser algo que você é apaixonado. Começar uma loja online na esperança de fazer dinheiro, mas escolher vender algo que não é do seu interesse ou conhecimento não vai te trazer sucesso. Sua paixão pelos produtos devem brilhar através de seu site. Se você realmente gosta e acredita nos produtos que está vendendo, compradores online tem mais chances de comprar de você.

Para te ajudar a decidir o que vender, continue lendo.

1.1. Digital vs. Físico

Primeiramente, você decide se vai vender produtos digitais ou físicos. Produtos físicos tem sido a escolha popular para vende e compra online. Porém, produtos digitais estão se tornando incrivelmente populares e mais valiosos também.

Vamos ver as diferenças entre esses tipos de produtos.

O que é um produto físico?

Um produto físico é um produto palpável e tangível que você vende e envia aos seus clientes. Roupas, móveis, alimentos, produtos de beleza, pinturas, etc. são todos produtos físicos.

Alguns exemplos de lojas online populares que vendem produtos físicos incluem Amazon, Walmart, Target, American Apparel e Best Buy.

capítulo 1 digital ou fisico

O que é um produto digital?

Um produto digital, conhecido como um “e-good”, é um produto intangível ou forma de mídia que pode ser vendido e distribuído diversas vezes online sem a necessidade de reposição no inventário. Produtos digitais vem em forma de arquivos para baixar, PDFs, plugins, vídeos, templates, etc. eBooks, softwares, audiobooks, música, e arte digital são alguns exemplos de produtos digitais.

Alguns exemplos de lojas online populares que vendem produtos digitais são a Amazon’s Kindle Store, iTunes, Shutterstock, e Themify que vende temas do WordPress.

capítulo 1 oq é um produto digital

Pros e Contras: Produtos físicos vs. Digitais

Existem pros e contras de vender ambos produtos físicos e digitais, e você deve coloca-los numa balança para decidir que tipo de produto você deve vender na sua loja online.

Produtos físicos

Pros:

  • Valor claro – demonstrar o valor de um produto físico é muito fácil. O propósito dos produtos físicos é claro e muito fácil de entender.
  • Maior Valor Percebido – Como os produtos físicos são tangíveis, os compradores geralmente os associam a um valor percebido mais alto.
  • Fácil de usar – Normalmente eles veem com pouca explicação, treinamento ou tutorial para usar. É só vender, enviar, e o cliente vai poder usar assim que chegar até ele.

Contras

  • Custos de envio – Uma vez que você tem que enviar um produto físico, você deve considerar todos os custos para realizar esse procedimento.
  • Mais tempo – Enviar um produto físico para seus clientes leva um certo tempo.
  • Armazenamento – Se você está vendendo produtos físicos, você provavelmente precisa de espaço para armazená-los.

Produtos digitais

Pros:

  • Sem inventário – Com produtos digitais, você não precisa de um inventário. Isso significa que não precisa lidar com armazenamento de produtos.
  • Sem custos de envio ou tempo – Você não precisa enviar um produto digital. Clientes baixam esses produtos direto de seus dispositivos, o que significa que eles tem o produto instantaneamente e você pode disponibilizar ele de graça também.
  • Mais fácil de escalar – Uma vez que você pode vender o mesmo produto repetidamente, é muito mais fácil de escalar e fazer seu negócio crescer.
  • Em geral é mais simples – Por todas as razões acima, produtos digitais no geral são mais simples de vender e gerenciar.

Contras:

  • Mais difícil de demonstrar seu valor – Com um produto digital, é mais difícil demonstrar valor. Da mais trabalho convencer clientes de que seu produto digital vale a pena ser comprado.
  • Valor percebido baixo – Devido a um produto digital ser algo que os clientes não podem segurar com as mãos, eles associam a um valor percebido muito baixo.
  • Muita competição – Uma vez que produtos digitais são tão fáceis de ser vendidos online, muitas pessoas tem lojas online. Então, é provável que você tenha muitos competidores. Mas ainda existe competição com produtos físicos também.

Como você pode ver, existem lados bons e negativos de vender ambos tipos de produtos. Vender produtos digitais está em acensão pois é fácil de se começar online. Você não precisa gastar muito dinheiro e pode vender a mesma coisa diversas vezes. Porém, clientes procuram por produtos físicos também. Coloque todos esses pontos levantados por nós na balança para decidir qual a melhor opção para você.

1.2. Criando seu próprio produto vs. Vendendo produtos já estabelecidos

O próximo passo é decidir se quer criar seus produtos ou vender produtos já existentes.

Se você quer criar seu próprio produto você deve entender que leva muito tempo. Por exemplo, se você está vendendo lenços de mão, você vai ter que passar tempo criando muito do seu inventário ou passar semanas criando um novo item toda vez que alguém pedir um, o que vai resultar no cliente esperando muito mais para receber seu item.

Além dos produtos feitos a mão, criar seu próprio produto físico como o próximo melhor aspirador de pó vai tomar muito tempo, talvez anos, e você vai ter que gastar muito dinheiro, o que pode não ser a melhor rota para você.

Por outro lado, criar seu produto digital é muito mais fácil. Por exemplo, se decidir vender templates, você pode cria-lo em poucas horas e vende-lo diversas vezes – muito mais fácil.

Vender itens já existentes é o jeito mais fácil de começar por que você não gasta tempo nenhum construindo um produto novo. Além disso, com alguns dos produtos existentes, o marketing já está feito e não se torna uma preocupação. Clientes já estarão familiarizados com o produto e seu valor. Assim, tomar a decisão de fechar uma compra será muito mais fácil para eles também.

1.3. Loja afiliada da Amazon

Outro tipo de loja online que você pode criar é uma loja afiliada da Amazon. Com uma loja assim, você pode vender produtos no seu site que a Amazon carrega. Então, não precisa se preocupar com criação de produtos ou armazenamento, envio e entrega, rastreamento e assim por diante.

Lojas afiliadas da Amazon são gerenciadas através do programa Amazon Associates, que permite que você ganha uma porcentagem em cada produto Amazon que é promovido e vendido através do seu website.

capítulo 1 afiliada

Se tornar um afiliado da Amazon não custa nada, e tudo que lhe pedem é um cadastramento. Além disso, você tem a opção de criar uma loja online nova para listar e vender produtos da Amazon ou pode usar um site já existente para vender os produtos e ganhar dinheiro.

1.4. Vendas regulares vs. Modelo de subscrição

Quando fizer uma loja online, você também deve decidir se você vai usar vendas regulares ou o modelo de subscrição.

Uma venda regular, também conhecido como venda de 1 vez, é quando um cliente compra um produto que lhe é entregue uma vez. Se quiserem comprar outro produto, devem ir no seu site, comprar de novo, para que o item seja enviado uma segunda vez.

Mas um modelo de subscrição é quando os clientes pagam um preço recorrente num intervalo regular para ter o acesso a um produto ou serviço.

Por exemplo, a Hello Fresh usa o modelo de subscrição. Clientes pagam uma taxa recorrente e toda semana kits de refeição são entregues a eles.

capítulo 1 vendas

Algumas outras lojas online populares que seguem o modelo de subscrição são BarkBox, FabFitFun e Netflix.

Você pode vender produtos digitais através do modelo de subscrição também. Muitas empresas de softwares e plugins cobram taxas mensais para clientes para acessar seus produtos.

Quando você vende um produto para um cliente 1 vez, precisa trabalhar muito para que ele compre novamente. Mas com um modo de subscrição, você tem uma receita mensal recorrente com a qual pode contar.

Capítulo 2: Definindo as expectativas corretas

ecommerce

Antes de começar sua loja online, você também precisa definir as expectativas corretas. Se você é novo para o eCommerce, você não deve saber dos erros mais comuns cometidos por novatos nessa área. Evitar esses erros de principiantes vai te ajudar a colocar sua loja online no caminho para o sucesso. Então, vamos dar uma olhada nos erros mais comuns de eCommerce.

Expectativas de vendas surrealistas
Obviamente, a maioria das pessoas quer fazer uma loja online para fazer dinheiro. Muitos acham que só o que precisam fazer é um site, então adicionar seus produtos online e o dinheiro vai começar a chover para eles. Mas se tornar uma loja online de sucesso com muita receita toma tempo e trabalho. Então, ter metas e expectativas realistas para sua loja online é importante. Definir as metas de receita e acompanha-las vai te ajudar a ver o quão bem está sua loja online e quão perto você está de fazer dessa loja um empreendimento de sucesso.

Definir metas realistas para:

  • Vendas diárias
  • Vendas mensais
  • Vendas anuais

Com essas metas, você também deve considerar os custos de ter sua loja online. Sua loja só vai ser lucrativa quando suas vendas excederem seus custos. Assim que ela crescer, você pode ajustar suas metas e expectativas de acordo com seu crescimento.

Sem público-alvo
Não é todo mundo que vai ser seu cliente. Se você tentar ser tudo para todo mundo, sua loja online não vai ter sucesso. Você precisa decidir quem é seu público alvo pra desenvolver o design de sua marca para vender com essas pessoas em mente. Além disso, você precisar dar a seu público motivos para comprar com você ao invés de grandes sites como Amazon ou Walmart.

Criar um perfil de cliente para seu cliente ideal inclui:

  • Demografia – Demografia básica de seu público alvo como idade, gênero, localidade, ocupação, estilo de vida, etc.
  • Interesses – No que seu público alvo se interessa? Cozinhar, acampar, moda, esportes, etc.
  • Valores e Benefícios – Decida o que é importante no seu público? Ser ético? Honestidade?
  • Pontos fracos – Quais problemas eles enfrentam? E como sua loja online pode ajuda-los a resolver esses problemas?

Definir seu público alvo vai te ajudar a se conectar com os clientes e realizar mais vendas.

Site com Design pobre
Muitas lojas online falham quando tentam realizar um bom design para seu site. Seu website é normalmente a primeira coisa que seus clientes verão. Se o design do seu site é bagunçado, amador e difícil de navegar, clientes não vão querer comprar de você.

Então, tenha certeza de que sua loja online tem um tema moderno, seja fácil de navegar, e fique ótimo em dispositivos móveis também. Um logo profissional que você pode exibir num eCommerce também te ajuda a promover confiança entre clientes e seu site.

Serviço ao cliente ruim
Um bom serviço ao cliente é uma das partes mais importantes de ter uma loja online de sucesso. Clientes vão querer saber se você oferece um bom serviço ao cliente antes mesmo de comprarem algo. Você pode provar isso adicionando uma política de devolução no seu site, ou fornecendo contato de suporte como um email ou telefone. Ou ainda, adicionando um chat ao vivo no seu site.

Se você não oferecer um serviço ao cliente efetivo, você corre grande risco de perder possíveis clientes.

Vamos abordar os passos que você pode tomar para evitar esses erros adiante nesse artigo. Antes disso, você precisa escolher a plataforma de eCommerce certa e começar a construir seu site.

Capítulo 3: Escolher uma plataforma eCommerce

escolher a plataforma

Escolhendo a plataforma certa de eCommerce é crítico para seu negócio por que é difícil mudar caso sua decisão seja ruim. Na verdade, 60% dos proprietários de lojas de médio a grande porte concordam que deveriam ter realizado uma auditoria adequada antes de escolher suas plataformas de comércio eletrônico.

3 das mais populares plataformas de eCommerce que recomendamos é a ShopifyBigCommerce, e a WordPress + WooCommerce.

3.1. Melhores plataformas de eCommerce

Shopify

capítulo 3 shopify

O Shopify é uma solução de comércio eletrônico totalmente hospedada que começa em US$29/mês. Shopify torna muito fácil para você construir uma loja sem ter que instalar algum software ou manter um servidor de hospedagem web.

Embora ele permita personalizar o design de sua loja, as opções de personalização são limitadas quando comparadas a uma plataforma de comércio eletrônico auto-hospedada. Você também terá que pagar taxas de transação para cada pedido, além da taxa mensal. Isso significa que seu custo real será superior a US $ 29 por mês e aumentará à medida que sua loja crescer.

Pros

  • Fácil de usar e aprender
  • Shopify gerencia sua loja online para você
  • Escalar seu site é fácil e acessível

Contras

  • Você não tem total controle do seu site
  • Precisa pagar taxas de transição
  • Customização limitada devido a não ser apto de escolher os recursos desejados.

BigCommerce

capítulo 3 bigcommerce

BigCommerce é outra solução eCommerce hospedada. Isso significa que você pode rapidamente fazer uma loja online sem ter que gerenciar quaisquer aspectos técnicos. Simplesmente crie uma conta no BigCommerce, desenvolva seu site online em um instante usando 1 dos muitos templates de eCommerce, adicione seus produtos e comece a vender.

Você pode começar com o BigCommerce por apenas $29.95 por mês que inclui produtos ilimitados, armazenamento de arquivos e largura de banda. Em adição, com o BigCommerce, não há taxas de transação para usar os principais gateways de pagamento, diferentemente do Shopify.

Pros:

  • Fácil de se usar e de fazer um site
  • Sem taxas de transição
  • É uma solução totalmente hospedada, você não precisa se preocupar com o gerenciamento do seu site.

Contras:

  • Você não tem controle completo sobre seu site.
  • A customização do seu site é limitada, existem somente alguns temas grátis para usar.
  • Limites de vendas online anuais, se você exceder o limite você deve atualizar seu plano.

WooCommerce

capítulo 3 woocommerce

Com uma solução de eCommerce de hospedagem própria como o WooCommerce, você tem controle total sobre sua loja online. WooCommerce é a plataforma de escolha para quase 28% de todas as lojas online. O melhor de tudo, funciona sobre o WordPress como um plugin gratuito, então se você está familiarizado com o WordPress, pode facilmente gerenciar uma loja com o WooCommerce. Além disso, se você já tem um site ou blog WordPress, pode facilmente transformá-lo em uma loja online usando o WooCommerce.

WooCommerce disponibiliza diversos recursos como envio, processo de pagamento, gestão de inventário, cupons, relatórios e mais. Você também tem a habilidade de comprar extensões de WooCommerce para adicionar mais força a sua loja online ou usar plugins de WooCommerce gratuitos e pagos de terceiros para ajudar a aumentar suas vendas.

Além disso, uma vez que o WooCommerce é uma plataforma open source e é um plugin de WordPress, é grátis para baixar diretamente do repositório do WordPress.org. Para começar a usar o WooCommerce, você precisa ter um nome de domínio, certificado SSL e uma conta de hospedagem web. Com algumas das melhores empresas de hospedagem web, você pode pagar $3-5 por mês, fazendo a sua loja gastar muito pouco para começar a vender.

Pros:

  • Controle total do seu site
  • WooCommerce é um software de código aberto (open source), então a customização se torna infinita com add-ons.
  • Mais acessível que a maioria das outras plataformas eCommerce
  • Opções de hospedagem na web gerenciadas mais acessíveis que são específicas do WooCommerce.
  • Sem taxas de transição.

Contras

  • Você deve gerenciar seu próprio site incluindo a segurança, atualizações, backups e assim em diante.
  • Recursos ilimitados podem tornar o software um pouco difícil de aprender.
  • Escalar seu site online é mais difícil, uma vez que você tem que gerenciar seu site ou pagar mais para hospedagem web gerenciada.

É importante notar que para usar WooCommerce, você precisa construir seu site com o WordPress.org invés do WordPress.com.

3.2. Porque recomendamos o WooCommerce

Enquanto as plataformas como Shopify e BigCommerce são mais fáceis de usar e vem com tudo que você precisa para fazer uma loja online, o WooCommerce tem um custo menor e te da mais controle sobre o site.

Com o WooCommerce, você tem total controle de como sua loja online se parece e funciona. Assim como recomendamos fazer um site com o WordPress devido as opções quase infinitas de customização, o mesmo serve para o WooCommerce. Uma loja online com WooCommerce te permite usar diversos plugins WordPress para adicionar mais recursos a sua loja online.

Além disso, você ganha acesso a vários temas WooCommerce. para dar a sua loja o aspecto que deseja. Ele também disponibiliza integrações, métodos de pagamento, add-ons e etc.

Uma vez que a comunidade WooCommerce e WordPress é gigante, se você tiver um problema com sua loja online, há uma tonelada de comunidades on-line e fóruns disponíveis para ajudá-lo.

Criar uma loja on-line com o WooCommerce permite que você crie exatamente o tipo de site de comércio eletrônico desejado, sem ter que gastar uma grande parte do seu orçamento.

3.3. Pre-requisitos para uma loja online

Como mencionamos anteriormente, quando você cria uma loja online com WooCommerce, existem diversas coisas que você precisa ter antes de começar. Uma vez que WooCommerce é um plugin de WordPress, você precisa de um site WordPress com hospedagem web, nome de domínio e certificado SSL. Vamos abordar cada um desses 3 pre-requisitos e comentar o por que você precisa deles.

Nome de domínio
Um nome de domínio é o endereço do seu site. Usuários podem digitar seu nome de domínio na barra de endereço de seu browser e ganhar acesso a seu website. Por exemplo, alguns nomes de domínio populares são www.IsItWP.com, www.Amazon.com, www.Facebook.com, and www.WPBeginner.com.

capítulo 3isitwp

Sem um nome de domínio, usuários não serão aptos a visitar seu site de seus computadores. Então se você quer criar uma loja online, é mais que necessário ter um desses e que esteja de acordo com o nome da sua marca.

Certificado SSL
Um certificado SSL (Secure Sockets Layer) também conhecido como certificado digital, cria um link seguro entre seu site e o browser de seu visitante. Isso assegura que todos os dados passados entre seu site e os compradores seja seguro e protegido. Um certificado SSL é preciso em qualquer site que vai pedir informação de cartão de crédito.

capítulo 3 certificado

Em adição a isso, exibir um certificado SSL no seu site constrói confiança entre seu site e seus clientes. Se sua loja online não é protegida, usuários não vão comprar de você. Mas com um certificado desses, eles tem certeza que seus dados estão seguros e em boas mãos.

Hospedagem web
Quando criar um site eCommerce com o WordPress e WooCommerce, você também precisa de hospedagem web. Quando constrói um site, todos os arquivos são armazenados em seu computador e ninguém pode vê-los. Mas quando você compra um serviço de hospedagem web, uma empresa armazena seus arquivos num espaço da web para que outros possam acessar seu site.

Hospedagem web é basicamente onde seu site vive na internet. Assim como uma loja de varejo precisa de um local físico no qual os compradores possam entrar, sua loja on-line precisa de um espaço na Web que os usuários possam visitar também. Web hosting irá fornecer isso para você.

Se você tem medo de que todos esses pré-requisitos sejam caros, não se preocupe. Mostraremos como você pode obter um nome de domínio gratuito, um certificado SSL gratuito e hospedagem econômica nas próximas seções.

3.4. Como escolher um nome para a marca

Escolher um nome de marca é importante. Um nome de marca é basicamente o nome de sua loja online. Seu nome de marca deve estar de acordo com seu nome de domínio. Por exemplo, pense nas maior loja da internet, a Amazon. O nome de marca é Amazon e seu nome de domínio é www.Amazon.com. Ter o nome de sua marca e seu nome de domínio igual torna fácil para os clientes lembrarem e acharem seu site na internet.

Mas você não pode somente pegar um nome de marca aleatório. Invés disso, você precisa escolher um nome de marca que faz você se destacar da competição. Então, como escolher o nome de marca para sua loja online? Aqui estão as melhores dicas para escolher o nome de sua marca:

  • Use um nome simples e pequeno – Seu nome de marca deve ser pequeno e simples para que seja fácil de pronunciar e memorável para os clientes. Quanto mais comprido e complicado, mais chances de pronunciarem errado o nome da sua marca. Isso pode acontecer também quando digitam o nome de domínio na barra de endereços, resultando na impossibilidade de encontrar sua loja online.
  • Seja único – Com tantas lojas online na web, o nome da sua marca precisa ser único para se destacar. Observe a competição, se usam a palavra “eletronics” em seus nomes, use uma palavra diferente para se sobressair.
  • Use palavras-chave – Usar palavras-chave em seu nome de marca vai ajudar sua loja online a ser encontrada por mais gente online. Por exemplo, se sua loja vende sapatos, considere o uso da palavra “sapatos” em seu nome de marca para aumentar resultados de pesquisa orgânicos.

Para te inspirar, aqui existem alguns exemplos de marcas com nomes incríveis e únicos:

capítulo 3 inspiração

Se você ainda está tendo dificuldades em pensar num nome de marca, você pode usar o Domain Name Generator para te ajudar.

capítulo 3 domain name

Digite 1 ou 2 palavras-chave e a ferramenta vai te oferecer diversas ideias de nomes. A ferramenta também checa se o domínio ainda está disponível, então você não precisa se preocupar sobre pegar um nome que alguém já usa.

Depois de achar o nome de marca perfeito, é hora de escolher a hospedagem web e um nome de domínio.

3.5. Como escolher hospedagem web

Escolher a melhor hospedagem web é outro passo importante quando fazendo uma loja online. Você precisa escolher uma hospedagem de web de alta performance se quer fornecer um uma experiência de compra rápida e conveniente. Se seu site de eCommerce é lento, nem que seja 1 segundo de atraso, pode diminuir suas vendas em 7%. Como pode ver, é importante escolher um servidor de hospedagem web com rapidez e performance.

Existem outros fatores que você deve considerar quando escolher o melhor servidor de hospedagem web, confira:

  • Instalação com 1-click – A hospedagem que você escolher deve oferecer uma instalação fácil e rápida de um aplicativo de e-commerce, como o WooCommerce.
  • Certificado SSL – Como mencionamos antes, você precisa de um certificado SSL para proteger sua loja online. Isso deve ser providenciado pela empresa de hospedagem que escolher.
  • Conformidade com PCI – Você também precisa escolher uma hospedagem compatível com PCI para aceitar com segurança pagamentos com cartão de crédito.
  • Suporte e backups – escolha uma hospedagem na Web que ofereça excelente suporte, atualizações e backups sempre que precisar deles.

Há uma série de grandes empresas de hospedagem eCommerce para escolher. Algumas de nossas principais recomendações são SiteGround Cloud, BigCommerce, Shopify e WP Engine.

Mas, como sugerimos que você construa sua loja on-line com o WordPress e o WooCommerce, recomendamos a escolha do Bluehost WooCommerce.

capítulo 3 bluehost

Bluehost WooCommerce oferece uma auto-instalação de 1-clique, 1 nome de domínio livre, certificado SSL grátis, endereço IP dedicado e muito mais. O Bluehost também é responsável por mais de dois milhões de websites em todo o mundo e é oficialmente a hospedagem na Web número 1 recomendada pelo WordPress.org.

Além disso, concordaram em oferecer aos nossos usuários um domínio gratuito, SSL gratuito e 50% de desconto em seu plano de hospedagem.

Capítulo 4: Criando uma loja online – Guia técnico (passo a passo)

guia tecnico

Só por que essa sessão é chamada de guia técnico não significa que você precisa ter conhecimento técnico pra isso. Se você consegue usar o mouse, siga esse tutorial e você vai ter uma loja online novinha para gerenciar.

Vamos dar uma olhada em como configurar uma loja online no WordPress usando o WooCommerce.

4.1 Compre um nome de domínio e uma conta de hospedagem do WooCommerce

Para criar sua loja WooCommerce, entre no site da Bluehost e clique em Get Started Now.

capítulo 4 woocommerce

Na próxima página, você será questionado sobre qual plano escolher. Cada plano vem com o WooCommerce pre-instalado no WordPress junto com um certificado SSL.

Um certificado SSL adiciona uma camada de segurança especial no seu site para que você possa aceitar informações confidenciais, como números de cartão de crédito e outras informações pessoais. Isso é necessário para você administrar uma loja online e aceitar pagamentos com cartão de crédito.

Como você está apenas começando, pode escolher o plano inicial.

capítulo 4 bluehost

Você pode optar por usar um domínio existente ou obter um novo domínio gratuito. Recomendamos que você registre um novo domínio, já que é gratuito.

capítulo 4 bluehost

Agora você será solicitado a inserir as informações da sua conta. Para facilitar o registro, você pode fazer login com suas informações do Google com apenas alguns cliques.

capítulo 4 bluehost

Depois de inserir seus detalhes, role a página até encontrar a caixa de informações do pacote. Você pode selecionar o plano inicial por 12 meses, 24 meses ou 36 meses. Você também verá que alguns add-ons são pré-selecionados, o que aumenta seu preço total. Recomendamos desmarcar essas caixas, pois você sempre poderá adicioná-las posteriormente caso decida precisar desses serviços.

capítulo 4 preços

Em seguida, você precisa rolar a página ainda mais para inserir seus detalhes de pagamento. Você também será solicitado a concordar com os Termos de Serviço e, em seguida, clicar em Enviar.

É isso aí!

Você se inscreveu com sucesso em um plano de hospedagem do WooCommerce. Agora você receberá um e-mail com detalhes sobre como fazer login em seu painel de controle de hospedagem na Web (cPanel), onde você pode gerenciar tudo, desde hospedagem de arquivos até e-mails e suporte.

Vá em frente e faça o login no seu cPanel. Você será recebido com um pop-up informando que o WordPress, juntamente com o WooCommerce, foi pré-instalado. Agora você pode clicar em fazer login no seu site e começar a gerenciar sua loja online.

capítulo 4 woocommerce

Agora vamos dar uma olhada em como configurar sua loja online com o WooCommerce.

4.2. Configure o WooCommerce

Usando as credenciais de login de seu email, você precisa fazer login no dashboard do WordPress onde verá uma mensagem de bem-vindo. Vá em frente e clique no link “I don´t need help”. Não se preocupe, vamos passar um guia passo-a-passo por todo o processo.

O primeiro passo é ter certeza que você especificou o nome e a tagline do seu site. Para fazer isso você precisa acessar Settings » General e inserir o título e a descrição do seu site WordPress.

Seu pacote de hospedagem WordPress vem com um Certificado SSL.  Esse certificado é pré-instalado para seu nome de domínio. Entretanto, seu site WordPress precisa ser configurado, para assim carregar como https vs http. Você também precisa mudar seu endereço WordPress e seu endereço de Site para usar https invés de http.

capítulo 4 loja online

O próximo passo é configurar o WooCommerce. Simplesmente clique em “Run the Setup Wizard”. O assistente de configuração orientará você pela configuração básica da vitrine do WooCommerce.

capítulo 4 loja online

Na primeira etapa, você será solicitado a especificar a localização da sua loja. Você também será solicitado a selecionar a moeda que gostaria de usar. Depois de concluir o primeiro passo, pode seguir para o passo de Pagamento.

capítulo 4 loja online

Por padrão, o WooCommerce só permite que você aceite pagamentos via PayPal. Você pode simplesmente inserir seu e-mail do PayPal nesta etapa sem vincular sua conta do PayPal. Se você quiser adicionar métodos de pagamento adicionais, precisará instalar os respectivos addons (o que pode ser feito posteriormente).

capítulo 4 loja online

Se você optar por vender produtos físicos em sua loja WooCommerce, será solicitado que você configure os métodos de envio e as taxas de envio para envio nacional e internacional.

capítulo 4 loja online

Depois de configurar as opções de envio, o WooCommerce irá persuadi-lo a conectar seu site ao Jetpack. Configurar o Jetpack não é uma etapa necessária para criar uma loja WooCommerce, portanto, você pode ignorá-la. Você pode encontrar a opção Ignorar esta etapa na parte inferior da página.

capítulo 4 loja online

Você terminou a etapa de configuração.

capítulo 4 loja online

4.3. Mude o tema do seu WordPress

Os temas do WordPress controlam a aparência visual do seu site. Para dar um design exclusivo ao seu site, tudo o que você precisa fazer é encontrar e instalar o tema correto. Com o WordPress, você pode personalizar um tema existente ou até mesmo instalar um tema personalizado de acordo com seus requisitos exclusivos.

Por padrão, sua loja WooCommerce vem pré-instalada com o tema Storefront. O Storefront é um tema gratuito do WordPress que oferece profunda integração com o WooCommerce.

Se você quiser personalizar o seu tema do Storefront sem tocar em uma única linha de código, poderá obter o Bundle de extensões do Storefront que ajuda a encantar seus clientes com uma aparência exclusiva.

Alternativamente, você pode facilmente encontrar outro tema compatível com WooCommerce no repositório de plugins gratuitos. Antes de escolher um tema aleatório no diretório oficial, é interessante observar algumas resenhas de temas compatíveis com o WooCommerce e decidir qual delas seria a escolha perfeita para suas necessidades.

Um tema premium deve ser baixado do site do fornecedor de temas e instalado manualmente no seu WordPress.

Se você decidir usar um tema gratuito do WordPress no repositório oficial de temas, poderá pesquisá-lo e instalá-lo diretamente do seu painel do WordPress, sem ter que baixá-lo para o seu computador.

Para instalar um tema livre, navegue até Appearance » Themes no seu painel do WordPress. Em seguida, clique na caixa Add New Theme. Agora você pode encontrar alguns temas em destaque no seu painel.

capítulo 4 loja online

Antes de instalar, você pode visualizar seu tema clicando nas miniaturas exibidas. Você também pode filtrar temas com base em layouts, recursos e nichos clicando no botão Feature Filter.

Já que você está procurando um tema de comércio eletrônico, pode simplesmente verificar a opção de eCommerce na coluna de assunto. Dessa forma, você só mostrará temas compatíveis com eCommerce.

capítulo 4 loja online

No canto direito, digite o nome do tema na barra de pesquisa. Depois de encontrar o tema certo, passe o mouse sobre sua imagem e clique no botão  Install. Em seguida, clique em Activate para alterar a aparência do seu website.

capítulo 4 loja online

4.4. Estenda sua loja online com plugins

WooCommerce suporta diversos plugins add-ons que te deixam aprimorar sua loja online sem escrever nenhum código ou sem contratar um desenvolvedor.

Assim como os temas WordPress, você pode facilmente achar e instalar plugins grátis do repositório de plugins do próprio dashboard do WordPress.

Tudo que deve fazer é entrar na aba Plugins > Add New. Use a caixa de pesquisa do canto direito para achar um plugin e clique em Install Now. Assim, clique em Activate.

capítulo 4 loja online

Capítulo 5: Começando sua loja online

loja online

O WordPress é uma solução para construção de sites com recursos que viabilizam infinitas possibilidades de customização. Diferentemente de outras soluções de eCommerce populares, o WordPress deixa mais fácil de se integrar um blog com uma loja online e em criar páginas autônomas.

Se você nunca usou o WordPress, vamos dar um resumo sobre o começo da criação de sua loja online. Vamos abordar:

  1. Adicionar um blog a sua loja online
  2. Criando páginas autônomas
  3. Adicionar um menu de navegação
  4. Adicionar um widget
  5. Definir uma homepage estática

5.1. Adicione um blog a sua loja online

Você quer ajudar seus clientes eCommerce a se manterem conectados a sua marca? Quer atrair mais visitantes, gerar mais vendas e receita? Então você precisa integrar seu blog com sua loja online.

Todo negócio eCommerce precisa de um blog. Integrando os dois, você fica apto a atualizar as notícias da sua marca e se manter conectado com seus clientes. Manter um blog regular é uma das melhores maneiras de aumentar o tráfego orgânico de seu site.

Vamos ver como criar e publicar um blog post no seu site WordPress.

No menu à esquerda do seu painel do WordPress, você encontrará duas opções semelhantes que podem confundi-lo como um novo usuário: postagens e páginas.

Escolha Postagens se você quiser criar uma postagem no site que aparece em ordem cronológica inversa (a mais nova primeiro) em seu site WordPress. As postagens também são organizadas em categorias e tags. Você pode ler a diferença entre categorias e tags para mais informações.

Para criar sua primeira postagem no blog, vá até o seu editor de postagem acessando Posts » Add New. Você precisa começar adicionando um título para o seu post. Depois disso, você pode começar a escrever o conteúdo do seu blog no editor de postagem. Para fazer upload de imagens para o seu site, tudo que você precisa fazer é arrastar e soltar suas imagens para o editor de texto do seu computador. Como alternativa, você pode usar o botão Add Media para enviar suas imagens e vídeos.

capítulo 5 loja online

5.2. Crie páginas autônomas

Assim como um blog, você também precisa adicionar páginas autônomas para seu site assim como páginas “Sobre”, páginas de contato, página de termos de serviços e etc.

Adicionar uma página é quase igual a adicionar um blog post. A única diferença é que você precisa entrar em Pages » Add New. Assim que fizer isso, clique em Publish para publicar sua página.

capítulo 5 loja online

5.3. Adicione um Menu de Navegação

Seu menu de navegação fica no topo do seu site, para que seus visitantes possam encontrar facilmente as páginas e links mais importantes.

Para adicionar um menu de navegação, vá para Appearance » Menus. Você precisa começar especificando um nome de menu no campo Menu Name e clicar em Create Menu.

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Agora você pode escolher entre suas páginas, postagens, links personalizados e categorias existentes. Após selecionar, clique em Add to Menu. Com o recurso de arrastar e soltar, você pode posicionar a estrutura do menu. Você também pode usar arrastar e soltar para criar menus suspensos aninhados. Quando terminar, selecione o local de exibição e clique em Save Menu.

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5.4. Adicione e customize seus Widgets

Dentro do seu site WordPress, você pode facilmente adicionar os widgets da barra lateral direita de acordo com sua preferência.

Adicionar um widget é útil se você quiser exibir um conteúdo dinâmico em sua barra lateral, como botões de mídia social, feeds do Facebook, depoimentos, etc. Se o seu tema WordPress tiver suporte para widgets de rodapé, você poderá usá-lo para adicionar avisos de direitos autorais, links, e mais.

Vá para Appearance » Widgets  e selecione os widgets disponíveis. Em seguida, você precisa arrastar suas escolhas para a área de widgets do seu site WordPress.

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5.5. Defina uma Homepage estática

Por padrão, o WordPress mostra as postagens mais recentes do seu blog como sua página inicial em vez de uma página estática. Se você quiser definir uma página estática personalizada como sua página inicial, basta seguir as etapas abaixo.

Depois de criar uma página, vá para Settings » Reading. Na seção de exibições da sua Página inicial, você precisa escolher uma página estática e, em seguida, selecionar a página que deseja exibir como sua primeira página no menu suspenso. Quando terminar, clique em Save Changes.

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Capítulo 6: Estenda o loja online

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Expandir os recursos da sua loja WooCommerce é tão fácil quanto instalar plugins (apps). Embora todas as lojas on-line sejam exclusivas em termos de linhas de produtos, público-alvo etc., há alguns plug-ins recomendados que quase todas as lojas precisarão usar, como um plug-in de formulário de contato, plug-in do Google Analytics, plug-in SEO e muito mais.

Abaixo estão alguns plugins WordPress recomendados que serão úteis para sua loja online:

  • Crie formulários de contato com o WPForms Pro | Free
  • Conecte seu site ao Google Analytics usando o MonsterInsightsPro | Free
  • Melhore seu SEO com Yoast SEOPro | Free
  • Adicione uma camada extra de segurança com a Sucuri
  • Faça um backup regular com o Updraft PlusPro | Free
  • Melhore o desempenho do WordPress com o W3 Total Cache
  • Evitar comentários de spam com o AkismetPro | Free
  • Aumente seus assinantes e vendas com o OptinMonster

Como uma explicação detalhada sobre todos os plug-ins seria muito longa, vamos explicar as quatro funções mais importantes:

  1. Ativar o rastreamento de clientes com o MonterInsights
  2. Adicionar formulários online ao seu site com WPForms
  3. Melhore o SEO da sua loja com o Yoast
  4. Reduza o abandono de carrinhos de compras com o OptinMonster

6.1. Ativar o rastreamento de clientes com o MonsterInsights

Quer saber como seus clientes interagem com seu site? Quer acompanhar as vendas e a receita de sua loja online?

Pra isso você precisa ativar em sua loja o rastreamento de eCommerce com o Google Analytics. O Google Analytics é uma ferramenta de acompanhamento muito abrangente. Ele fornece insights detalhados sobre como seus visitantes encontram seu site e interagem com suas páginas. O melhor de tudo, o Google Analytics é absolutamente grátis para usar.

A configuração padrão do Google Analytics não rastreia interações mais complexas de usuários, como transações de eCommerce, envios de formulários, downloads de arquivos, etc. É aí que entra o plug-in MonsterInsights. O MonsterInsights torna o Google Analytics melhor para seu website. Com apenas alguns cliques, você pode acompanhar atividades complexas do usuário, incluindo transações de eCommerce.

Leia o review completo do MonsterInsights.

Vamos ver como ativar o rastreamento do Google Analytics no seu site.

Vá para Plugins » Add New. Procure por MonsterInsights e quando o plug-in aparecer, clique em Install Now e, em seguida, Activate.

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Vá até Insights » Settings para autenticar seu site com o Google Analytics. Clique em Authenticate with your Google account.

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Na próxima tela, selecione sua conta do Google.

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Em seguida, permita que o MonsterInsights gerencie sua conta.

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Por fim, selecione o perfil de website correto para o seu site e clique em Complete Authentication.

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Após a autenticação, você pode encontrar facilmente o desempenho de seu website entrando em Insights » Reports.

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O rastreamento de eCommerce é um recurso “pro” do MonsterInsights. Você precisará fazer um upgrade para o MonsterInsights Pro para ativar esse recurso.

Comece a usar o MonsterInsights hoje mesmo para configurar facilmente o Google Analytics em seu site.

Quer começar com a versão gratuita? Experimente o MonsterInsights Lite.

6.2. Adicione Formulários Online com WPForms

Quando você administra uma loja on-line, precisa criar muitos formulários on-line diferentes, como formulários de contato, formulários de suporte ao cliente, formulários de análise de produtos, formulários de pesquisa, formulários de registro, formulários de login personalizados etc.

A melhor maneira de criar todos os diferentes tipos de formulários para o seu site é instalando o plugin WPForms. O WPForms facilita a criação de qualquer tipo de formulário em seu site com seu recurso de arrastar e soltar. Além da facilidade de uso, abaixo estão algumas razões pelas quais o WPForms é o melhor criador de formulários do WordPress:

  • Diversos modelos de formulário: o plug-in é fornece muitos templates de formulários pré-criados, para que você não precise criar todos os formulários do zero. Com o add-on Templates Pack, você obtém uma enorme variedade de modelos pré-construídos para cada nicho e setor.
  • Integrações com seus aplicativos favoritos: o WPForms integra-se perfeitamente aos serviços de e-mail marketing e a outros aplicativos de terceiros que você usa.
  • Registros personalizados e formulários de login: tenha uma identidade visual consistente em todo o seu site, incluindo seus formulários de registro e login.
  • E muito mais…

Leia a review completa do WPForms.

Para criar um formulário no seu blog, primeiro você precisará instalar o WPForms navegando até Plugins » Add New. Procure o plug-in WPForms e, quando ele aparecer, clique em Install Now e, em seguida, em Activate.

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Agora você será direcionado para a bela página de boas-vindas do WPForms. Você pode clicar no botão Create Your First Form ou clicar em WPForms » Add New para criar seu primeiro formulário.

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Em seguida, você terá de escolher um modelo. Você pode selecionar um dos modelos pré-criados ou começar um formulário em branco. Se desejar, você pode fornecer um nome personalizado ao seu primeiro formulário de contato.

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O WPForms facilita a construção de um formulário com arrastar e soltar. Clique nos campos de formulário no painel esquerdo para adicioná-los ao seu formulário. Você também pode reorganizá-los facilmente e até mesmo remover campos desnecessários. Depois de fazer as alterações necessárias, clique em Save.

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Para adicionar um formulário em seu site, basta ir ao seu editor de postagem ou página e clicar no botão Add Form acima do editor de texto.

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Selecione o formulário correto que você deseja publicar e clique em Add Form e, em seguida, clique em Publish.

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É isso aí! Agora você publicou com sucesso um formulário de contato.

Quer criar um formulário de contato de forma fácil? Então, comece com WPForms hoje.

Quer começar com a versão gratuita? Experimente o WPForms Lite.

6.3. Melhore o SEO de sua loja com o Yoast

Você quer expandir o alcance dos seus produtos? Você quer direcionar mais tráfego segmentado dos motores de busca para que seja mais provável que comprem seus produtos?

Então você precisa melhorar seu SEO. O melhor jeito de melhorar o SEO de sua loja online é instalar um plugin de SEO como o Yoast.

No seu dashboard do WordPress, vá para Plugins » Add New. Procure por Yoast na barra de pesquisa que está no canto superior direiro. O plugin Yoast SEO agora vai aparecer na sua página. Clique em Install e depois em Activate.

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No dashboard do seu WordPress, você pode achar o menu do SEO no lado esquerdo do menu do WordPress. Simplesmente clique nele.

Se o plugin detectar quaisquer erros de SEO, você pode melhorar isso seguindo as sugestões sugeridas.

Configurar o Yoast SEO é fácil. Clique no “configuration wizard” para começar.

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No primeiro passo, você será perguntado se quer configurar o Yoast por si mesmo ou contratar um expert para isso. Selecione CONFIGURE YOAST SEO para fazer você mesmo.

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No próximo passo, você vai ser questionado se seu site está pronto para ser indexado. Você pode escolher a opção A. Então, clique em Next.

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Adiante, você precisa escolher escolher o tipo de seu website. Nesse caso, você quer selecionar – Uma loja online. Então, clique em Next.

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Para o cartão gráfico de conhecimento do Google, você será questionado se seu site é de uma pessoa ou uma marca. Se uma pessoa for selecionada, você terá de especificar o seu nome. Caso for a marca/empresa, você terá de adicionar o logo também. Clique em Next quando terminar.

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Agora você pode colocar as URLs de suas mídias sociais nos campos apropriados.

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Na etapa de visibilidade do motor de busca, você não tem que mudar as configurações padrões pois elas estão configuradas para indexar seus posts e suas páginas. Então clique em Next.

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Arquivos de autor podem criar um problema de conteúdo duplicado para os mecanismos de pesquisa. Para evitar isso, você pode desativá-lo se o seu blog não tiver vários autores.

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Em seguida, você será solicitado a conectar seu website ao Search Console do Google, que é uma ferramenta gratuita que fornece informações detalhadas sobre como o conteúdo do seu blog está sendo percebido pelo Google.

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Em seguida, você pode configurar o título do seu blog e, em seguida, clicar em Next.

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Agora você pode sair do assistente de configuração porque as outras etapas foram criadas para fins promocionais, como a inscrição no boletim informativo do Yoast.

Comece a usar o Yoast SEO hoje mesmo para melhorar o SEO da sua loja.

Quer começar com a versão gratuita? Experimente o Yoast SEO gratuito.

6.4. Reduza o abandonamento dos carrinhos de compra com OptinMonster

Você sabia que a taxa média de abandonamento de carrinhos de compra é em torno de 70%? Isso significa que 3 de 10 clientes completam suas compras.

Evidentemente, abandonamento de carrinhos de compra é um obstáculo único e grande do eCommerce. Todavia, você pode reduzir isso com um plugin chamado OptinMonster.

OptinMonster é uma ferramenta de geração de lead que te permite exibir pop-ups segmentados que convertem visitantes que iam abandonar seus carrinhos em assinantes.

Por exemplo, quando um cliente está prestes a sair do seu site antes de completar um checkout, você pode solicitar que eles completem ele com um pop-up segmentado. Você pode usar a tecnologia de intenção de saída do OptinMonster para exibir uma campanha segmentada.

Para criar uma campanha pop-up de saída direcionada, primeiro crie uma conta com o OptinMonster em seu site oficial. Depois de se inscrever para uma conta, você pode começar a criar sua primeira campanha pop-up de saída para reduzir o abandono de carrinho. Primeiro, clique no verde Create Campaign.

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Depois escolha o tipo de campanha clicando no Popup.

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Depois disso, você será solicitado a escolher um modelo pré-projetado para sua campanha. O OptinMonster tem um template pré-criado especificamente para o abandono de carrinho de compras, então vamos escolher esse, intitulado Abandoning Checkout. Passe o mouse sobre o modelo e clique no botão Use template.

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Depois de clicar no botão Use Template, você solicitado a nomear sua campanha e escolher qual website seu pop-up vai aparecer. Então, clique no botão Start Building para continuar.

Assim você será levado ao criador de campanhas. Nessa área, você pode começar a customizar a campanha para fazê-la única. Você pode mudar as cores, adicionar suas próprias imagens e textos e mais.

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Quando você estiver contente com o jeito que seu pop-up parece, é hora de definir as regras de exibição. Clique na aba Display Rules no topo da tela. Então no menu, escolha exit detected. Você também pode escolher o nível de sensibilidade do pop-up para ser baixo, médio ou alto.

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Você também pode adicionar outras regras assim como só mostrar o pop-up para usuários que visitaram a página de checkout. Brinque com as regras para ver o que funciona melhor para você.

Depois de desenvolver sua campanha, definir as regras de exibição e ter certeza que a campanha está conectada a seu serviço de email marketing, clique no botão verde Save, e então em Publish. Daqui em diante, você pode alternar sua campanha para Live na seção de Status.

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Na seção de plataforma, selecione WordPress e siga as instruções simples para incorporar a campanha em seu site.

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Agora, em vez de perder vendas preciosas, você poderá converter essas pessoas que abandonam suas compras em clientes satisfeitos.
Algumas outras maneiras de reduzir o abandono do carrinho de compras incluem a adição de crachás de segurança ao seu site e a oferta de check-out. Adicionar um selo de segurança ajuda a inspirar confiança em seus clientes, e o check-out de visitantes facilita a conclusão de um pedido para que seus clientes não precisem criar uma conta.

Capítulo 7: Adicionando seus primeiros produtos

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Você pode começar a listar seus produtos na sua loja clicando no botão Create a Product. Isso vai te direcionar ao editor de produtos no seu dashboard. Adicionar um produto na sua loja WooCommerce é fácil.

Assim como criar uma página ou um post, você precisa adicionar detalhes dos produtos como título, descrição, categorias, tags, imagens e galerias navegando em Products > Add New.

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Abaixo do editor de texto, você pode achar a caixa de dados do produto onde pode especificar detalhes como:

  • Preço regular e de venda
  • Gerenciar o inventário
  • Detalhes de envio como dimensões e peso
  • Detalhes de venda de produtos e cross selling
  • E mais…

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Você também vai achar uma pequena caixa de descrição que é usada quando há múltiplos produtos numa página.

Capítulo 8: A Checklist de antes do lançamento

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Agora que sua loja online está quase concluída, antes de ir ao ar, é necessário verificar se está tudo em ordem. Lançar sua loja online antes que ela esteja pronta pode causar problemas para você e até mesmo afastar seus clientes em potencial.

Então, aqui está uma lista passo a passo para você conferir cada passo antes de se lançar uma loja online. Certifique-se de completar cada um desses passos antes do lançamento:

  1. Construa sua loja online – Construa sua loja online e certifique-se que tudo pareça perfeito para seus futuros clientes. Certifique-se de ter todas as páginas necessárias, como páginas de produtos, “sobre”, página de contato. Como uma loja online, você também precisa de um carrinho de compras e uma página de checkout.
  2. Faça uma página “em breve” – entusiasme seu público com sua loja online antes mesmo de ela ser lançada, adicionando uma página em breve ao seu site. Você pode facilmente fazer isso usando um plugin como o SeedProd.
  3. Adicione seus produtos – Adicione todos os seus produtos à sua loja on-line. Isso inclui imagens de alta qualidade, descrições de produtos, preços, etc.
  4. Otimize suas imagens – As lojas online são pesadas em imagens, o que pode tornar o site mais lento. Certifique-se de otimizar suas imagens usando um plugin de otimização de imagem como reSmush.it.
  5. Ajuste suas configurações de impostos e frete – Verifique suas configurações de impostos e frete para verificar se você está cobrando o preço certo pelos produtos que você está vendendo.
  6. Teste para dispositivos móveis – muitos consumidores fazem suas compras on-line a partir de seus dispositivos móveis, portanto, verifique se sua loja online é compatível com dispositivos móveis.
  7. Teste a performance do seu site – Teste a velocidade e o desempenho de sua loja on-line para garantir que ela seja otimizada para os compradores. Você pode usar nossa Ferramenta gratuita de teste de velocidade do site para testar seu site e obter sugestões de melhorias.
  8. Instalar o Analytics – Crie uma conta do Google Analytics e use o MonsterInsights para rastrear os dados do seu site. Teste para se certificar de que está rastreando com precisão antes de iniciar a sua loja online.
  9. Otimize seu site para SEO – Instale um plugin como Yoast SEO, a fim de otimizar seu site para SEO.
  10. Configure o e-mail marketing – você precisará enviar e-mails para seus clientes e vice-versa, portanto, certifique-se de configurar seu e-mail marketing. Você também deve começar a aumentar sua lista de e-mails com uma ferramenta de geração de leads como o OptinMonster.
  11. Coloque uma ordem de teste – Certifique-se de que seus clientes possam comprar produtos de sua loja com sucesso, fazendo um pedido de teste usando o seu portal de pagamento. Você pode reembolsar o pedido logo após confirmar que funciona.
  12. Comercialize sua loja online – Comece a comercializar sua loja online para atrair mais compradores para o seu site de eCommerce. Por exemplo, comece a promover sua loja on-line nas mídias sociais e comece a usar um blog

Capítulo 9: Promova o crescimento da sua loja online

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Se você é um comerciante de eCommerce, sua meta principal deve ser aumentar suas vendas e sua receita. Existem diversas maneiras de gerar mais vendas em sua loja online. Entre elas estão:

  • Direcione o tráfego segmentado.
  • Transforme seus visitantes em leads e clientes criando uma lista de e-mail.
  • Recursos para aprender e dominar o WordPress e o WooCommerce.

9.1. Direcione o tráfego segmentado

Direcionar mais tráfego é vital para qualquer negócio online, mas lembre-se de que mais tráfego nem sempre equivale a mais vendas. Você precisa garantir que está atraindo tráfego segmentado e que está interessado em seus produtos.

Algumas maneiras de direcionar mais tráfego segmentado para seu site são:

  • SEO: melhore seu SEO e ajude seus clientes em potencial a descobrir seus produtos no Google e em outros mecanismos de pesquisa.
  • Anúncios pagos: o SEO pode ser demorado, por isso, se você quiser uma solução rápida para direcionar o tráfego segmentado, convém gastar seus dólares de marketing em anúncios pagos.
  • Programa de afiliados: comece um programa de afiliados e incentive as pessoas a promover seus produtos para obter uma receita de referência.

9.2. Construa e aumente sua lista de email

Uma das razões pelas quais você não está transformando seus visitantes em clientes é que você não tem um relacionamento com eles. Seus clientes não conhecem você, então eles têm medo de fazer uma compra em sua loja.

Construir uma lista de e-mail é a melhor maneira de começar e promover relacionamentos com seus clientes em potencial.

A criação de uma lista de e-mails ajuda você a qualificar seus leads, criar uma conexão duradoura com eles e, em última análise, ajuda a transformar seus visitantes em leads e clientes. Na verdade, de acordo com uma pesquisa, o e-mail tem um ROI de cerca de 4.300%. Por isso, se você não levar sua lista a sério, ficará para trás rapidamente.

Com o OptinMonster, você pode disparar emails para sua lista de email mostrando campanhas de criação de listas direcionadas, detectando o comportamento de cada usuário.

9.3. Aprenda e masterize o WordPress e o WooCommerce

Para ter uma loja on-line bem-sucedida, é fundamental aprender e dominar o WordPress e o WooCommerce.

Veja abaixo alguns recursos que você considerará úteis.

  • Blog do OptinMonster: O blog do OptinMonster é um recurso de fácil acesso na Web para todas as atividades de marketing on-line e otimização da taxa de conversão.
  • IsItWP: No IsItWP, são publicados tutoriais do WordPress, resumos de temas e plugins do WordPress, revisões, ofertas do WordPress e muito mais.
  • WPBeginner: WPBeginner é o maior recurso de WordPress grátis na web para iniciantes no WordPress. Eles regularmente publicam tutoriais úteis, vídeos, códigos de cupom para produtos WordPress e muito mais.
  • Blog do WPForms: Se você quer ler tutoriais que ajudam você a expandir seus negócios usando a plataforma WordPress, você precisa seguir o blog do WPForms. Você também pode encontrar dicas e práticas recomendadas para criar qualquer tipo de formulário online do WordPress.
  • Blog da MonsterInsights: o blog da MonsterInsights é um excelente recurso que você pode seguir para conhecer as práticas recomendadas e as recomendações do Google Analytics. Você pode encontrar um monte de artigos específicos WooCommerce, incluindo a criação de acompanhamento de comércio eletrônico avançado, acompanhamento de clientes individuais, etc, para o WooCommerce.

Capítulo 10: FAQs

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Tendo ajudado muitos usuários a configurar suas lojas online com o WordPress + WooCommerce, descobrimos que as pessoas frequentemente fazem o mesmo tipo de perguntas várias vezes. É por isso que compilamos uma lista de perguntas frequentes para que você possa iniciar facilmente sua loja online sem complicações.

Quando uma empresa deve começar a criar uma loja online?

Como as vendas on-line estão crescendo rapidamente, ter uma loja on-line oferece uma enorme vantagem sobre seus concorrentes.

Se você deseja expandir seus negócios on-line e aumentar sua receita, lembre-se de lançar uma loja online assim que possível.

Quanto custa iniciar uma loja online?

Para iniciar uma loja online com tecnologia WooCommerce, você precisará comprar um nome de domínio por US $ 14,99 por ano e uma conta de hospedagem, que custa cerca de US $ 7,99 por mês. Ao todo, iniciar um site custará até US $ 110,87 por ano.

Posso começar uma loja online sem comprar uma conta de hospedagem?

Não. Todo site precisa de uma conta de hospedagem. Você pode encontrar várias plataformas de comércio eletrônico que permitem criar uma loja online com uma assinatura premium que inclui hospedagem como parte dela.

Posso começar uma loja online sem o WordPress/WooCommerce?

Sim, existem muitas plataformas de comércio eletrônico que permitem que você crie uma loja online com facilidade. No entanto, a principal coisa que diferencia a WooCommerce da concorrência é sua facilidade de uso. O WooCommerce funciona em cima do WordPress, a plataforma de criação de websites mais popular do mundo. Isso significa que a interface será familiar se você já usou o WordPress anteriormente.

Outro benefício é que, ao contrário de outras plataformas de e-commerce auto-hospedadas, o WooCommerce não exige que você passe por um processo difícil de instalação. Na verdade, a maioria dos provedores de hospedagem, incluindo o Bluehost, oferece suporte à hospedagem WooCommerce, para que você possa rapidamente colocar sua loja online em funcionamento sem qualquer instalação de software ou configuração manual.

Como adiciono um blog à minha loja online?

Adicionar um blog à sua loja com o WooCommerce é fácil. Tudo o que você precisa fazer é criar artigos navegando para Posts »Add New e publicá-los clicando no botão Publish.

Além disso, adicione um link ao seu blog no menu de navegação para que seus visitantes possam descobri-lo facilmente.

Como posso tornar meus produtos pesquisáveis ​​pelo Google?

Se você deseja que seus usuários em potencial descubram seu produto no Google, você precisará melhorar seu SEO (otimização do mecanismo de pesquisa). SEO é a prática de aumentar o tráfego do seu site a partir de motores de busca, obtendo suas páginas da web para classificação mais elevada nos resultados do mecanismo de busca.

Como posso aprender mais sobre terminologias do WordPress?

Consulte os Termos do Glossário do WordPress para Iniciantes sempre que você estiver tentando entender termos ou abreviações do WordPress.

Quais métodos de pagamento são suportados no WooCommerce?

Por padrão, o WooCommerce permite que você aceite pagamentos via PayPal. Para adicionar mais gateways de pagamento à sua loja, simplifique a localização do complemento do WooCommerce e instale-o em sua loja. Você pode usar cartões de crédito via Stripe, Authorize.net, Braintree e vários outros gateways. Você também pode aceitar transferências bancárias, bitcoins e muito mais.

Como faço para gerenciar o envio no WooCommerce?

O WooCommerce suporta algumas opções de envio:

  • Frete grátis
  • Envio de taxa fixa
  • Envio internacional
  • Entrega local / coleta local

Se você vende muitos produtos, pode instalar um complemento de envio como o método de envio da FedEx. Dessa forma, você não precisa se preocupar em enviar os pedidos que seus clientes fazem, dando a você uma tranquilidade.

Como direciono o tráfego para minha loja on-line?

Algumas maneiras de direcionar tráfego para sua loja on-line são:

  • Otimização de mecanismos de pesquisa
  • Direcione o tráfego de mídia social
  • Invista em anúncios on-line

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a criar uma loja online com o WooCommerce.

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Alex Almeida

Administrador de Empresas, especialista em gestão empresarial, fotógrafo, designer digital, especialista em assuntos digitais com mais de 20 anos de experiência com projetos digitais de diversos segmentos, tamanhos e empresas internacionais. SEO & Fundador da Máquina de Resultados | Agência de Marketing Digital