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A verdade é: não tem como ter garantia que alguém vai realmente ler o que você vai escrever online. Você vai ter que forçar as pessoas a isso. Um jeito de fazer isso é criar uma escrita que é fácil de se consumir.

Não sabe por onde começar? Tudo bem. Esse artigo vai te ensinar o fundamental para escrever online. Você vai aprender como direcionar seu público para ler cada palavra que escreve. Você vai aprender como copywriters digitais – aqueles que fazem marketing com suas palavras para converter pessoas online – conseguem o que há de mais valor na internet: a atenção.

Entretanto, para conseguir a atenção de um leitor online, você precisa entender como eles leem. Juntamos algumas dicas valiosas para você alcançar esse objetivo:

Na internet, a maioria das pessoas está realizando um “smkimming”. Ou seja, elas estão lendo de forma rápida e sem olhar para os detalhes. É fato que, de acordo com a pesquisa feita por Jakob Nielsen, da Nielsen Norman Group, somente 16% das pessoas online leem palavra por palavra. Quase todo resto é “scanner”, separando o texto para as partes que são valiosas para eles.

Sabendo isso, tem diversos jeitos que você pode escrever online para fazer o processo ser mais fácil para as pessoas, certificando-se que a informação é totalmente passada adiante.

Pronto para aprender algo muito valioso?

Como escrever online de um modo que fique fácil de consumir

Jakob Nielsen tem um Ph.D em interação do ser humano com o computador, o que significa que ele é expert no uso da web, assim como em escrita para web. Em outras palavras, ele sabe como engajar usuários da internet e como escrever online.

Nielsen fala que existem três práticas que escritores web devem saber, entender e praticar. Elas são:

  • Seja conciso: diga tudo que precisa dizer na menor quantidade de palavras possível.
  • Escreva para scanners: a maioria das pessoas separam os textos, então por que não deixar mais fácil para eles?
  • Use linguagem objetiva: online, leitores confiam em fatos, e não em “hype”.

Abaixo, vou mergulhar mais profundamente em cada uma dessas práticas, destrinchando-as e explicando seus valores. Também vou provar seu impacto usando um experimento feito por Nielsen no qual ele usou esse parágrafo como controle:

Nebraska é repleta de atrações reconhecidas internacionalmente que atraem grandes multidões de pessoas todos os anos, sem falta. Em 1996, alguns dos lugares mais populares foram Fort Robinson State Park (355.000 visitantes), Monumento Nacional Scotts Bluff (132.166), Parque Histórico Estadual Arbor Lodge (100.000), Carhenge (86.598), Museu Stuhr do Pioneiro Prairie ( 60.002) e Parque Histórico do Estado de Buffalo Bill Ranch (28.446).

1) Seja conciso

Muitas pessoas, por diferentes razões, tem tendência em “inchar” seu texto quando escrevem. Esse inchaço é resultado de hábitos ruins, que podem incluir:

  • Fornecer muitos detalhes. Isso acontece frequentemente quando escritores subestimam a imaginação e o conhecimento básico de seus leitores. A melhor defesa contra isso é saber (e respeitar) seu público.
  • Repetir informação mas em palavras diferentes: Existe algo chamado verbosidade e redundância. Ambos não tem espaço na escrita pois elas entregam muito pouco ou nenhum benefício. Se você quer evitar redundância, tente manter seus parágrafos num tópico especifico.
  • Uso excessivo de voz passiva. Voz ativa (“Harry pegou o fone”.) é direta, confiante e direto ao ponto. Voz passiva (“O fone foi pego pelo Harry”.), em outra mão, é uma escrita fraca e irritante de ler. Evite voz passiva assegurando que o sujeito da sua sentença está fazendo a ação.
  • Usar muitos advérbios. Normalmente, usar muitos advérbios pode dar a sua escrita um tom anêmico e fraco que a voz passiva trás. Use verbos mais expressivos e fortes no lugar dos advérbios.

O problema dessas ações é que elas aumentam a quantidade de palavras sem necessariamente aumentar seu valor e melhorar a leitura do público. Sem mencionar que isso desorganiza a mensagem que era pra ser passada, deixando o texto tedioso e confuso.

Escrever online de maneira concisa significa não usar 3 palavras onde se podia ter usado somente 2. Também é sobre reconhecer sua escrita na fase de revisão assim como ter a habilidade de evita-la antes disso. Portanto, para escrever online e concisamente você precisa de força de vontade para editar seus textos. Força de vontade para cortar palavras desnecessárias em seu texto. Não é uma habilidade que nasce com você, mas com prática e persistência pode ser desenvolvida e modelada.

Aqui mostramos como nosso parágrafo de controle foi reescrito para ser mais conciso:

Em 1966. seis das melhores atrações em Nebraska foram Fort Robinson State Park, Scotts Bluff National Monument, Arbor Lodge State Historical Park & Museum, Carhenge, Stuhr Museum of the Prairie Pioneer, and Buffalo Bill Ranch State Historical Park.

Resultado: essa versão do parágrafo teve uma performance 58% melhor que a outra.

2) Escrever online é escrever para scanners

A pesquisa de Nielsen descobriu que 79% das pessoas usam o “scanning” quando lendo online. Isso nos faz questionar: se a maioria das pessoas preferem fazer “skimming”, por que você não vai querer deixar esse processo mais fácil e eficiente para eles?

Ultimamente, se você quer que as pessoas leiam seus textos, você deve ajustá-lo a seu público. Você tem que ser empático e atencioso. Não é sobre você. É sobre eles. Não se esqueça disso.

Páginas de web que podem ser lidas com a técnica de scan tem os seguintes elementos:

  • Destaques: Itálico, colorida, negrito ou uma frase com um hyperlink, que faz ele ser mais notável. Só não faça isso muito senão o destaque vai perder todo seu efeito.
  • Sub-títulos: Sub-títulos limpos e concisos vão dizer imediatamente para os scanners o que eles precisam saber – e eles vão gostar disso. Sub-títulos fofos por outro lado, vão somente atrasar sua leitura.
  • Tópicos: Nada quebra mais um texto que tópicos ou listas numeradas. Perfeitos para scanners que amam ler rapidamente.
  • Espaço em branco: Blocos de texto muito grandes são intimidadores. Espaço em branco como tópicos, organizam seu texto e dão uma melhor aparência e legibilidade.
  • Parágrafos de um tópico único: Os leitores on-line, especialmente se estiverem pesquisando um produto ou serviço, estão procurando novidades. Os parágrafos que são mais focados facilitarão a escolha desses tópicos (ao mesmo tempo em que você terá a oportunidade de incorporar mais espaços em branco).
  • Apresentação em pirâmide invertida: Na escrita acadêmica, por exemplo, os estudantes geralmente começam com uma base de seus argumentos e constroem outros gradualmente até chegar à conclusão. É claro que, nas aulas, os professores são pagos para ler essas coisas. Não é assim com o público da Internet. É por isso que os redatores web que começam com sua conclusão e trabalham para trás geralmente têm mais facilidade em envolver leitores impacientes que só querem chegar ao ponto (ou seja, benefícios).

Cada um desses elementos na página dá às pessoas algo para prender sua atenção, algo para perceber enquanto elas consomem seu conteúdo. Sem eles, sua escrita pode parecer excessiva demais para começar, como as últimas páginas do Ulysses.

Aqui está o nosso parágrafo de controle reescrito para ser mais “escaneável”:

Nebraska é repleta de atrações reconhecidas internacionalmente que atraem grandes multidões de pessoas todos os anos, sem falta. Em 1996, alguns dos lugares mais populares eram:

  • Parque Estadual Fort Robinson (355.000 visitantes)
  • Monumento Nacional Scotts Bluff (132.166)
  • Parque Histórico Estadual de Arbor Lodge (100.000)
  • Carhenge (86.598)
  • Museu Stuhr do Pioneiro da Pradaria (60.002)
  • Parque Histórico de Buffalo Bill Ranch State (28.446)

Resultado: essa versão do parágrafo teve uma performance 47% melhor que a original.

3) Use linguagem objetiva.

Clientes online odeiam escrita promocional, ou “marketese” como Nielsen chama isso. Frases como “se torna o presente perfeito” ou “melhor no universo” é universalmente conhecidas por serem vazias. Se você quer evitar soar como uma vendedor e ganhar um pouco de credibilidade online:

  • Não seja subjetivo: Quando passar a informação sobre um produto ou serviço, por exemplo, seja justo e equilibrado. Nada é perfeito. Há sempre uma desvantagem. Não tenha medo de compartilhar com seus clientes em potencial. Eles vão confiar em você por isso.
  • Não fale muito sem uma prova: Está tudo bem em arrastar um assunto… contanto que você tenha fatos que comprovem aquilo. Fazer hyperlinks para informações relevantes e reputáveis é um bom jeito de ganhar influência online.
  • Não exagere: Sua fazenda não produz a melancia “mais deliciosa do mundo” (e mesmo se produzirem, você não vai conseguir provar isso). Entretanto ela produz melancias sem mentes, ultra-doces e super suculentas que ganharam o concurso Blue Ribbon no State Fair do ano passado. Como o fazendeiro Hoggett disse uma vez, “Isso vai servir, porco. Isso vai servir.”

Se manter objetivo vai te ajudar a conquistar esse cenário.

Aqui está nosso parágrafo de controle reescrito para ser objetivo:

Nebraska tem várias atrações. Em 1996, alguns dos lugares mais visitados foram o Parque Estadual Fort Robinson (355.000 visitantes), o Monumento Nacional Scotts Bluff (132.166), o Parque Histórico Estadual Arbor Lodge (100.000), o Carhenge (86.598), o Museu Stuhr do Pioneiro da Pradaria. (60.002) e Buffalo Bill Ranch State Historical Park (28,446).

O resultado: essa versão do parágrafo teve uma performance 27% melhor.

Tudo junto agora…

Sim, usando essas 3 práticas individualmente podem te ajudar a melhorar a performance de seu texto na web. Mas você não vai ver resultados espetaculares até você usar três de uma vez.

Aqui está nosso parágrafo reescritos para serem concisos, escaneáveis e objetivos:

Em 1996, seis dos lugares mais visitados em Nebraska foram:

  • Fort Robinson State Park
  • Scotts Bluff National Monument
  • Arbor Lodge State Historical Park & Museum
  • Carhenge
  • Stuhr Museum of the Prairie Pioneer
  • Buffalo Bill Ranch State Historical Park

O resultado: De acordo com o estudo de Nielsen, essa versão do parágrafo teve uma impressionante performance. Foi 124% melhor que a original.

Esses resultados traduzem o texto para chamar mais atenção, engajamento, e claro, mais conversões. E tudo se deve a escrita.

Quais são as SUAS melhores dicas para escrever online para web? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.

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