O marketing de conteúdo é uma estratégia de comercialização de produtos e/ou serviços direcionados a um público-alvo através da criação e promoção de informação útil e pertinente.

Foram nos últimos 3 anos que o marketing de conteúdo cresceu de forma exponencial.

O uso de posts em blogs e redes sociais, ebooks, vídeos, artigos e infográficos para atrair a atenção de consumidores em potencial começou a fazer parte da agenda de diferentes segmentos empresariais.

No Brasil, o marketing de conteúdo ainda tem muito o que crescer. Para ser melhor aproveitado, as empresas precisam ter uma visão menos imediatista. Uma estratégia de marketing de conteúdo e inbound marketing requer dedicação e paciência, afinal, confiança não se ganha da noite pro dia.

Por que funciona? Porque conteúdo de qualidade é capaz de estabelecer um relacionamento de confiança entre autor e seu público.

Informações que solucionam um problema, facilitam um processo ou motivam a alcançar um objetivo são valiosas e fazem com as pessoas se lembrem de quem as escreveu com sentimento de gratidão.

Essa conexão leva algum tempo para acontecer, pois é necessário que o autor seja visto e lembrado como referência no assunto.

Só depois de atrair e envolver o público, é possível (e aconselhável) estimular a ação do mesmo, isto é, levá-lo a comprar algum produto ou serviço.

Porém, por mais que demore um pouco até que você efetivamente tenha retorno com essas táticas, os resultados vêm como uma bola de neve.

Depois de adquirir a confiança de seus futuros clientes, você aumenta o tráfego do seu site e garante uma audiência fiel que se expande, muitas vezes, de forma orgânica.

Para não restarem dúvidas sobre a importância de adotar um plano de marketing baseado em conteúdo, baixe o ebook com 65 estatísticas que certamente vão chamar a sua atenção

Confira 8 estatísticas (e uma de bônus!) Que vão te deixar curioso para ver as outras:

Como-o-marketing-de-conteudo-pode-fazer-a-diferenca-na-sua-estrategia

Empresas que possuem blogs geram 67% mais leads que as empresas que não possuem. (Tweet essa estatística!)
Sites corporativos com blogs tem 434% mais páginas indexadas e 87% mais links indexados nos buscadores. (Tweet essa estatística!)
Leads que vêm de busca orgânica tem uma taxa de conversão de 14.6%, enquanto leads outbound tem taxa de conversão média de 1.7%. (Tweet essa estatística!)
Clientes que recebem ofertas por email marketing gastam em média 83% mais nas compras online. (Tweet essa estatística!)
O consumidor final gasta mais de 50% do seu tempo online consumindo conteúdo. (Tweet essa estatística!)
70% dos consumidores afirmam que marketing de conteúdo cria uma aproximação com a empresa. (Tweet essa estatística!)
Empresas que utilizam inbound marketing têm uma economia média de R$36 por novo cliente. (Tweet essa estatística!)
60% dos profissionais de marketing afirmam que geração de leads é o seu principal desafio em marketing digital. (Tweet essa estatística!)
Para que você ou sua empresa iniciem campanhas voltadas a esse tipo de estratégia, é necessário empenho e estudo constantes. E o mais importante: prática. Pesquise, planeje, mas faça com que suas ideias saiam do papel.

Os resultados são surpreendentes e vão fazer com que você queira aprender cada vez mais. Além da relação de confiança que se estabelece com o público, que te motivará a fazer tudo isso com muito mais ânimo.

Comece a escrever sua história de sucesso o quanto antes!

E caso ele tenha sido útil para você, aproveite para compartilhá-lo com um amigo ou amiga que precise de dicas como essas para melhorar seu planejamento de marketing e assim conquistar seus leitores

Fonte http://br.hubspot.com/blog/como-o-marketing-de-conteudo-pode-fazer-a-diferenca-na-sua-estrategia