As compras coletivas viraram febre no Brasil há alguns anos. Esse conceito teve início nos Estados Unidos (país precursor de diversos outros conceitos do varejo, como o Black Friday) e ganhou rapidamente todo o mundo, oferecendo descontos imperdíveis em serviços e produtos diversos.

Porém, tudo tem dois lados, e assim como oferece muitas vantagens, os sites de compra coletiva merecem a atenção do consumidor e também do lojista que pretende anunciar seu estabelecimento nesse tipo de sistema.

Os dois lados das compras coletivas

Para quem possui uma loja virtual, anunciar promoções e descontos nos sites de compra coletiva pode ser uma excelente opção para alavancar as vendas e aumentar a sua base de clientes. Porém, ao calcular um desconto para oferecer, tenha em mente que uma porcentagem do valor de cada venda é direcionada ao site, portanto atente-se ao abatimento que pretende conceder.

Ofereça ao cliente um período razoável para o uso do cupom. Se o prazo for muito curto, as possibilidades de vender pouco aumentam. Seja ágil na entrega do produto, disponibilize um canal exclusivo para atendimento dos compradores (seja por telefone, e-mail ou redes sociais), e faça a experiência desses potenciais novos clientes ser positiva e prazerosa, o que garantirá que pelo menos uma parte deles volte a fazer negócio com o seu e-commerce.

Apesar de parecer completamente descomplicado, esse processo pode apresentar algumas falhas e desvantagens. Por exemplo, se ocorrer algum problema operacional na sua loja, como fim do estoque ou cancelamento de algum serviço, você precisa ter em mente um plano de ressarcimento imediato.

Agindo a tempo e contornando os possíveis problemas com rapidez, você evita crises e preserva a imagem de sua empresa. Mostre que seu negócio é confiável!

Além disso, as chances de haver problemas com as regras de uso da oferta são grandes. Por isso, elabore as especificações e consulte um advogado antes de publicá-las, evitando ao máximo as possíveis intercorrências legais durante a vigência da promoção.

E o mais importante de tudo: aproveite para ter contato com um público totalmente novo, oferecendo bons produtos e deixando a marca de sua empresa de uma forma positiva!