As compras coletivas viraram febre no Brasil há alguns anos. Esse conceito teve início nos Estados Unidos (país precursor de diversos outros conceitos do varejo, como o Black Friday) e ganhou rapidamente todo o mundo, oferecendo descontos imperdíveis em serviços e produtos diversos.

Porém, tudo tem dois lados. Assim como oferece muitas vantagens, os sites de compras coletivas merecem a atenção do consumidor e também do lojista.

Os dois lados das compras coletivas

Para quem possui uma loja virtual, anunciar promoções e descontos nos sites de compra coletiva pode ser uma excelente opção. Isso pode alavancar as vendas e aumentar a sua base de clientes. Porém, ao calcular um desconto para oferecer, tenha em mente que uma porcentagem do valor de cada venda é direcionada ao site. Portanto, atente-se ao abatimento que pretende conceder.

Ofereça ao cliente um período razoável para o uso do cupom. Se o prazo for muito curto, as possibilidades de vender pouco aumentam. Seja ágil na entrega do produto. Disponibilize um canal exclusivo para atendimento dos compradores (seja por telefone, e-mail ou redes sociais), e faça a experiência desses potenciais novos clientes ser positiva e prazerosa, o que garantirá que pelo menos uma parte deles volte a fazer negócio com o seu e-commerce.

Apesar de parecer completamente descomplicado, esse processo pode apresentar algumas falhas e desvantagens. Por exemplo, se ocorrer algum problema operacional na sua loja, como fim do estoque ou cancelamento de algum serviço, você precisa ter em mente um plano de ressarcimento imediato.

Agindo a tempo e contornando os possíveis problemas com rapidez, você evita crises e preserva a imagem de sua empresa. Mostre que seu negócio é confiável!

Além disso, as chances de haver problemas com as regras de uso da oferta são grandes. Por isso, elabore as especificações e consulte um advogado antes de publicá-las, evitando ao máximo as possíveis intercorrências legais durante a vigência da promoção.

E o mais importante de tudo: aproveite para ter contato com um público totalmente novo, oferecendo bons produtos e deixando a marca de sua empresa de uma forma positiva!

Alex Almeida

Administrador de Empresas, especialista em gestão empresarial, fotógrafo, designer digital, especialista em assuntos digitais com mais de 20 anos de experiência com projetos digitais de diversos segmentos, tamanhos e empresas internacionais. SEO & Fundador da Máquina de Resultados | Agência de Marketing Digital