Comprar pela internet já é uma realidade para o consumidor brasileiro. A última edição do WebShoppers aponta que, até o 1º semestre de 2013, o número de pessoas que efetuaram ao menos um pedido via Internet ultrapassou os 46 milhões. O varejo online está amadurecendo e adaptando-se à tendências como o mobile commerce e estratégias multicanal. Em compensação, o gigantesco mercado Business to Business (B2B) ainda não aproveita todo o potencial que o meio digital oferece.

Seja pela complexidade de lidar com milhões de consumidores, ou pela variedade de públicos-alvo, o ecommerce Business to Consumer (B2C) está num nível estrutural mais avançado que as relações no B2B, pois a interação se dá em número muito maior de clientes finais, tornando mais complexo o modo de lidar com os diferentes tipos de público.

No entanto, há um crescimento acentuado dos pequenos varejistas digitais, que em 2012 já dominavam ¼ do mercado, o que também gera uma demanda por políticas de comunicação mais eficientes e inovadoras.

Gradavativamente, a indústria e os distribuidores, que antes viam o ecommerce como canal de menor importância, passam a utilizá-lo como alternativa na busca por seus potenciais clientes e novas frentes de negócio. Um bom exemplo é o Ponto Frio Atacado, que aposta no atual cenário do mercado, e lançará em breve a sua plataforma de ecommerce direcionada ao pequeno e médio varejo.

A startup New People, do seguimento de moda, é outra que investiu no B2B e passou a disponibilizar um ambiente exclusivo para parceiros de lojas físicas e virtuais, que realizam reposições de estoque diretamente pelo site. O resultado é uma administração mais dinâmica e eficiente da cadeia de suprimentos dos clientes.

O mercado B2B no ecommerce passa por um semelhante processo de adaptação que o varejo físico passou anos atrás. Os uso dos canais digitais figura novamente como um caminho providencial para maximizar a capilaridade e distribuição de produtos, redefinindo as relações de consumo.

*Com colaboração de Hugo Belfort

Alex Almeida

Administrador de Empresas, especialista em gestão empresarial, fotógrafo, designer digital, especialista em assuntos digitais com mais de 20 anos de experiência com projetos digitais de diversos segmentos, tamanhos e empresas internacionais. SEO & Fundador da Máquina de Resultados | Agência de Marketing Digital