Sem uma estratégia de marca, é difícil ter metas claras no marketing de sua empresa. É difícil para seus clientes entenderem seus valores e o que seu negócio pode fornecer a eles. Implementar uma estratégia de marca sólida é um ponto chave de sua estratégia de marketing.

Nesse artigo, vamos discutir o que é uma estratégia de marca e por que ela é importante. Vamos então abordar 4 dicas para desenvolvê-la de modo efetivo.

Vamos começar!

Entendendo o por que da estratégia de marca ser essencial para seu negócio

Resumidamente, estratégia de marca é o planejamento para como seu negócio (online ou não) define, cria e compartilha sua marca com os clientes. Isso inclui tudo que compões a experiência do cliente com a sua marca. Um exemplo disso é um logo reconhecível e a qualidade de seus produtos/serviços.

Uma boa estratégia de marca aumenta suas vendas e o crescimento de seu negócio. Mas esses não são os únicos benefícios. Por exemplo, ela pode te ajudar a ir além de sua concorrência e atrair mais clientes ao seu produto. Isso também te ajuda a diminuir a confusão sobre sua marca, e aumentar a lealdade dos clientes.

Existem até benefícios internos para seu negócio. Ter um plano de ação limpo sobre como você vai comercializar sua empresa mantêm você e seus funcionários na mesma página. Uma direção concreta ajuda a todos a ter senso de propostas no trabalho, e aumenta a produtividade.

Tanto no caso de uma nova empresa quanto no caso de uma restruturação de um negócio antigo, uma estratégia de marca é essencial. Com cuidado e planejamento, seu negócio pode atingir outro nível.

Confira nossas dicas!

  1. Considere os desejos e as necessidades de seus clientes primeiro
  2. Mantenha consistência sobre sua marca
  3. Toque nas emoções de seus clientes
  4. Analise a marca de seus competidores

4 dicas para criar sua estratégia de marca

Com tanto esforço sendo depositado, tentar criar uma estratégia de marca pode parecer intimidador. Entretanto, muitos dos aspectos são relativamente simples de implementar e não devem te causar muito estresse. Vamos então às 4 dicas!

1. Considere os desejos e as necessidades de seus clientes primeiro

Pode ser difícil passar da ideia de que sua marca é sobre sua visão e seus valores, especialmente se você é dono de seu negócio. Na realidade, marcas centradas nos clientes tem mais sucesso. Se você sempre está preocupado com o que você quer que seu negócio seja, pode acabar perdendo o que seus clientes pensam – o que pode te impactar negativamente.

Marcas que focam no que os clientes querem e precisam são mais prováveis de ver os clientes retornando cada vez mais. Lealdade dos clientes é um ponto crucial, já que é mais fácil de manter clientes do que achar novos. Além disso, clientes leais podem promover gratuitamente sua marca se recomendarem seus produtos para amigos.

Relevância é uma grande parte de criar uma marca centrada em seus clientes. Mostrar conteúdo personalizado para seus clientes rapidamente coloca-os perto do que querem e faz seu negócio ser mais conveniente a eles. Isso inclui produtos de e-commerce recomendados, mostrar posts relacionados no seu blog ou até anúncios segmentados.

Se você está querendo aumentar sua relevância, você pode coletar dados de clientes para criar sua estratégia. Ferramentas como Facebook Insights e Google Analytics podem te dar informação valiosa sobre comportamento e a demografia dos clientes. Saber os valores de seus clientes vai te ajudar a fazer apelações para eles com efetividade.

2. Mantenha consistência sobre sua marca

No geral, inconsistência sobre sua marca é confusão para os clientes. Se você usa logotipos diferentes, ou sua embalagem não tem um tema perceptível, é menos provável que os clientes reconheçam sua marca imediatamente. A consistência aumenta a visibilidade da sua marca, o que, por sua vez, gera maiores lucros.

Entretanto, essa ideia estende além dos elementos visuais. Manter um comprometimento consistente com seus valores é importante também. Por exemplo, se sua marca enfatiza o uso de materiais ecológicos para criar produtos, você pode se beneficiar de estar no topo das notícias do meio ambiente, participar em eventos promovendo o mesmo, ou até doando para uma organização que defenda os mesmos valores.

Dos seus produtos a suas contas de mídias sociais, existem várias áreas para considerar quando está tentando manter consistência em sua marca. Para ajudar a manejar todas elas, você pode criar um conjunto de diretrizes de marca. Suas diretrizes devem incluir qualquer coisa do tom que você usa ao escrever um blog post ou como usar seu logo.

Distribuir suas diretrizes de marca para todo mundo envolvido no seu negócio te ajuda a manter todos na mesma página. Com diferentes pessoas trabalhando numa única marca, ideias contrárias podem surgir e resultar em inconsistências significantes para sua marca. Entretanto, se você tem algo claro escrito como as diretrizes de como usar seu logo, sua marca vai ser mais coesiva.

3. Toque nas emoções de seus clientes

Aproveitar das emoções de seus clientes é um grande passo a frente de criar lealdade para sua marca, e os benefícios são chaves para o sucesso. Como mencionamos antes, pessoas que são leais a sua marca são mais prováveis de promovê-la de graça. Eles também são mais prováveis de ficar por perto e se tornar clientes que sempre voltam a consumir seus produtos.

Quando falamos de acessar as emoções dos clientes, autenticidade é o que vem em mente. Das interações de seus clientes com seu serviço a sua página Sobre, é importante mostrar a seus clientes que você é sincero. Um tom amigável ajuda seus clientes a se sentirem mais confortáveis e vai fazer sua marca parecer mais acessível e relacionável.

Também é chave você se alinhar com os valores de seus clientes. Saber sobre o que seus clientes se preocupam e trazendo os mesmos ideais a seu negócio pode ajudar a elevar seu valor nos olhos de seus clientes. É mais provável que eles fiquem por perto se sentirem que você se preocupa com as mesmas coisas que eles.

Até o jeito de desenvolver sua embalagem pode ter um importante papel em provocar uma emoção particular de seus clientes. Estudos já mostraram que certas cores são associadas com diferentes emoções. Quando está desenvolvendo como sua marca vai parecer, considere como suas escolhas de design podem fazer a diferença.

4. Analise a marca de seus competidores

Analise competitiva é uma estratégia de pesquisa usada para observar as forças e fraquezas de uma outra marca. Assim você consegue aplicar os resultados em seu próprio negócio. Por exemplo, você pode fazer um esforço para aumentar o crescimento de seu negócio onde seu competidor está fraco. Logo, você vai acabar atraindo clientes que desejam a mesma ou a melhor qualidade.

Adicionalmente, análise competitiva pode te mostrar áreas onde seu negócio precise de melhorias. Se você sabe o que seus competidores fazem bem, você vai ter que ser excelente para ser competitivo. Você também pode observar de onde estão vindo seus clientes, para inspiração de achar sua própria fonte.

Fazer uma análise competitiva completa começa experimentando a concorrência como um cliente faria. Dessa forma, visite os sites de seus concorrentes, confira seus canais de mídia social e, se eles tiverem locais físicos, faça uma visita. Considere a qualidade de seu atendimento ao cliente e como sua marca faz você se sentir.

Enquanto isso pode consumir muito de seu tempo, fazer uma análise profunda da linguagem de seus competidores e imagens pode dar um pouco de luz sobre a marca. Considere as cores e formatos em seu logo, e os tipos de imagens escolhidas. Pense sobre quais valores outras marcas estão promovendo e que personalidade seu conteúdo escrito parece dar. Se parece que está funcionando para a competição, pode funcionar para você também.

Conclusão sobre estratégia de marca

Uma estratégia de marca pode ser uma boa ferramenta para melhorar seu negócio. Um plano certo vai assegurar que você e seus funcionários entendam sobre o que é seu negócio e qual seus objetivos. Além disso, você vai ser apto a comunicar de uma maneira melhor seus valores e suas forças a seus clientes, direcionando-os para sua marca.

Nesse artigo, observamos o que a estratégia de marca é e por que é importante para seu negócio. Também fornecemos dicas em como criar uma estratégia mais solida:

  • Primeiro, considere as necessidades e desejos de seus clientes.
  • Manter consistência em toda a sua marca.
  • Entre nas emoções de seus clientes.
  • Analise as marcas de seus concorrentes.

Tem alguma dúvida sobre a criação de uma estratégia de marca? Pergunte na seção de comentários abaixo!

 

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Alex Almeida

Administrador de Empresas, especialista em gestão empresarial, fotógrafo, designer digital, especialista em assuntos digitais com mais de 20 anos de experiência com projetos digitais de diversos segmentos, tamanhos e empresas internacionais. SEO & Fundador da Máquina de Resultados | Agência de Marketing Digital