Presenciamos tantas impressões negativas de consumidores furiosos com o mal atendimento, preço, produto ou qualquer outra coisa experiência negativa de compra, que esquecemos de dar valor naqueles que fazem a coisa certa, que cumprem e sua missão: entregar felicidade para o cliente.

Este post é inteiramente dedicado àqueles que cumprem a sua missão, proporcionando a felicidade do cliente. Esses, recebem elogios mas passam despercebidos entre tantas reclamações que vemos dia a dia na internet tupiniquim.

Comprar pela internet é uma coisa muito louca. E digo isso porque, diferente do varejo offline, nós temos 2 momentos de alegria por comprar.

Comprando pela internet

O conjunto de etapas que compõem a experiência de compra é bem relativo. Entretanto, é mais ou menos o mesmo para muitos. Ao ter uma necessidade, ou desejo de ter algo, você pesquisa sobre o produto no google. Em outros casos, vê um compartilhamento de um amigo nas mídias sociais, ou até mesmo recebe uma promoção interessante por e-mail.

Então você vai, clica, abre a página inicial do produto, confere o preço, descrição e prazo de entrega. Compara o produto que você encontrou com de outros sites (sim, sempre faço isso) e então decide fechar a compra. Escolhe o meio de pagamento, joga os números do seu cartão de crédito e recebe uma notificação por e-mail.

Ufa! Que compra! E que trilha trabalhosa, mas ao mesmo tempo prazerosa. Aquele sentimento do “comprei” fica por alguns instantes na nossa cabeça. Assim ele proporciona uma satisfação tão boa a ponto de liberar substâncias químicas no nosso cérebro. Essas substâncias refletem, logo, no organismo, até que nos sentimos tão bem e satisfeitos. Dá pra entender o porquê as mulheres adoram comprar?

Eis que o segundo momento da compra que você faz pela internet se dá na hora que você recebe o seu produto em casa. Você finalmente abre o pacote e pega em suas mãos aquilo que você tanto precisava/desejava ter. Esse segundo momento é quase que receber um presente de você para você mesmo. Já que você se esqueceu que comprou no passado e aquele sentimento da primeira etapa da compra já passou. Viu só como comprar é uma experiência efêmera, passageira? Por isso sempre digo: compre por necessidade, nunca por desejo.

A experiência do e-commerce

ballerini Nessa semana presenciei uma experiência show de bola, que me fez ficar feliz por dois motivos: pela felicidade da cliente e pelo sucesso do negócio.

A minha vizinha veio correndo me contar a experiência de compra dela na Ballerini, um e-commerce que promete entregar Sapatilhas incríveis, confortáveis e com muita informação de moda.

Ela conseguiu encontrar o modelo, teve um atendimento personalizado que tirou as suas dúvidas, comprou no sábado e receber o pedido na segunda-feira! Além da satisfação do serviço, veio a alegria de ter um produto de qualidade, nos pés, em tão pouco tempo. Essa é a verdadeira felicidade do cliente!

O que me comoveu nessa experiência é que conheci a fundadora da Bellerini, a Cíntia Tominaga, no curso Laboratório de Startups da ESPM, onde ela estava validando o seu modelo de negócio no programa do curso.

E foi bom poder presenciar isso, além de vê-la este ano na lista das startups que selecionei com o time de curadores para o Startup & Makers Camp que aconteceu na Campus Party desse ano, que gerou uma repercussão do trabalho das meninas na mídia (você pode ver a matéria na PEGN aqui).

Sem muito jabá e ilariê, a missão da Ballerini foi cumprida e serve de exemplo. A empresa proporciou a felicidade do cliente. Pude ver o sorriso na cara da minha vizinha e certificar como uma compra pode proporcionar alegria e cumprir a sua missão com qualidade do início ao fim.

Segue abaixo o depoimento da Ge, minha vizinha, enviado por ela por (grato por permitir compartilhar aqui neste post).

depoimento-Ge
Boas vendas!

Alex Almeida

Administrador de Empresas, especialista em gestão empresarial, fotógrafo, designer digital, especialista em assuntos digitais com mais de 20 anos de experiência com projetos digitais de diversos segmentos, tamanhos e empresas internacionais. SEO & Fundador da Máquina de Resultados | Agência de Marketing Digital