Pesquisa da Intel mostra a importância da conveniência e da mobilidade para os usuários; brasileiros preferem usar o tablet em casa, como uma tela complementar.

De acordo com a pesquisa, existem alguns hábitos em comum entre os brasileiros que tem tablets. O aumento na variedade de modelos disponíveis no mercado brasileiro e a presença de produtos em todas as faixas de preço estão colocando o tablet na mão de muitos brasileiros. O produto deve ser um dos campeões de vendas neste natal.

Um levantamento feito pela IPSOS, a pedido da Intel Brasil, mostrou que 47% dos brasileiros gostariam de ter um tablet. Isso confirma ainda mais a popularidade do dispositivo móvel. No entanto, na opinião de 80% deles o tablet não substitui o PC. Apenas 3% disseram que optariam por levar um tablet no momento em que estavam comprando um computador.

“É um fenômeno natural que a pessoa tenha mais de um dispositivo de acesso à Internet. Assim, o tablet ganha espaço pelo uso intuitivo, mobilidade e interação com outros dispositivos”. Conta Rodrigo Tamellini, gerente de smartphones e tablets da Intel América Latina.

“As pessoas querem ter as mesmas experiências que elas já tem em um desktop ou notebook. A expectativa é de que o tablet ofereça a melhor relação entre desempenho e comodidade.”

Os hábitos brasileiros no uso de tablets

O mercado brasileiro já oferece uma gama de opções para tablets. Eles tem variados preços, tamanhos e características. Para 42% dos brasileiros, não há uma preferência clara pela marca neste segmento.

De acordo com a pesquisa da Intel, 49% dos que disseram que pretendem comprar um tablet consultam antes. Normalmente a consulta acontece por um amigo ou alguém da família que esteja familiarizado com o dispositivo móvel. Por outro lado, 28% deles admitiram escolher o produto de acordo com a indicação do lojista.

Aliando conveniência à independência

Outro estudo realizado pela TNS a pedido da Intel mapeou quais as expectativas das pessoas antes de comprar o dispositivo. A pesquisa também mapeava o modelo de uso após a compra. A pesquisa ouvir 38 mil pessoas em 43 países, entre eles o Brasil.

O PC continua sendo a peça central da vida digital da maioria dos brasileiros. É o equipamento utilizado para efetuar a maioria das atividades online, como acesso a redes sociais ou ler notícias.

Entretanto, tablets estão se configurando como uma “segunda tela”. Assim as pessoas encontram não só mobilidade, mas também conveniência.

O acesso à Internet foi apontado como a principal razão para se comprar um tablet por 47% dos entrevistados.

A possibilidade de usar o dispositivo a qualquer hora e lugar (39%) e a maior conveniência em relação ao PC (37%) também são fatores de compra decisivos.

Embora atinja um público de todas as idades, o tablet tem maior popularidade entre os usuários de 16 a 24 anos. A geração Y usa o dispositivo principalmente para acessar redes sociais e e-mails.

Uma vez adquirido o equipamento, a atividade mais realizada pelos brasileiros é a de tirar fotos. É apontada como muito frequente por 50% dos entrevistados – contra apenas 34% na média global.

Acesso à internet via wi-fi e e-mails estão tecnicamente empatados como segunda atividade mais desenvolvida com 46% e 45%, respectivamente. Outras atividades preferidas pelos brasileiros são escutar música (33%), uso corporativo (33%), navegar na Internet (32%), apps de mensagens instantâneas (31%) e fazer vídeos (30%).

Alguns dos hábitos brasileiros dão menos valor à mobilidade, já que o uso principal do dispositivo se dá dentro do lar. 63% dos donos de tablets usam seus dispositivos à noite, em casa. Já 42% têm como local preferido para usar antes de dormir.

As pessoas também preferem usar o tablet enquanto assistem TV (31%), no trabalho (31%), na fila ou aguardando alguma coisa (banco, consultório, supermercado, etc) e até ao mesmo tempo em que usam o telefone (19%).

“Fica claro o modelo de uso como tela complementar no seu dia a dia – é todo um novo modelo de uso calcado na praticidade e no imediatismo.

O consumidor quer ter a independência e a conveniência dos tablets, em especial se eles entregarem funcionalidades parecidas com as dos PCs”, comentou Tamellini.

Buscando o desempenho superior

2013 marcou a chegada de tablet com processadores Intel ao Brasil, aumentando o leque de opções disponíveis ao consumidor e trazendo equipamentos diferenciados, incluindo modelos 2 em 1 que funcionam como tablets quando o usuário deseja, e como notebook quando necessário.

Na opinião de 39% dos brasileiros entrevistados, comprar um tablet com processador Intel seria a primeira opção.

Durante a Computex 2013, em junho, a Intel anunciou a próxima geração da tecnologia da Intel de 22nm para tablets e dispositivos ultraportáteis baseada na nova microarquitetura Silvermont.

Com ela, as fabricantes poderão oferecer designs elegantes com 8 ou mais horas de duração da bateria e semanas em modo standby, além de ser compatível para Android e Windows 8.1.

Aproveitando o progresso do processador Intel® Atom™ Z2760, os novos produtos baseados no Atom oferecerão um eficiente processamento quad core que dobra o desempenho em relação à geração anterior.

“A Intel e seus parceiros estão ouvindo o mercado e buscando entregar dispositivos que aliem comodidade, velocidade e conectividade.

Com diferenciais em desempenho e em economia de bateria, os tablets equipados com processadores Intel já estão disponíveis em todas as faixas de preço e prontos para atender ao modelo de uso dos brasileiros”, enfatiza Tamellini.

Por: Burson-Marsteller

Alex Almeida

Administrador de Empresas, especialista em gestão empresarial, fotógrafo, designer digital, especialista em assuntos digitais com mais de 20 anos de experiência com projetos digitais de diversos segmentos, tamanhos e empresas internacionais. SEO & Fundador da Máquina de Resultados | Agência de Marketing Digital