Pesquisa da empresa L2 com 249 marcas de luxo mostra que 93% delas usa ativamente o site e que o envolvimento dos usuários com os posts é 15 vezes maior que no Facebook

Novo estudo sobre o mercado de luxo e a internet mostra que quando se trata desse segmento o Instagram ganha do concorrente Pinterest. O relatório da empresa de inovação digital L2ThinkTank pesquisou as preferências de 249 marcas de luxo e descobriu que 93% delas está no Instagram, um crescimento de 30 pontos percentuais quando comparado com julho de 2013.

“Instagram apresentou muito mais aceleração que qualquer outra plataforma em 2013 e registrou um crescimento muito forte de ano para ano entre os aplicativos móveis”, diz o fundador da L2, Scott Galloway, no texto do relatório. A rede social cresceu 66% sua base, o maior crescimento entre as dez apps de maior uso de 2013, agregando 60 milhões de novos usuários ativos mensais.

Com 150 milhões de usuários ativos, o Instagram tem 60% dos seus usuários fora dos Estados Unidos. Para chegar a essa base, a rede social levou metade do tempo do Twitter e dois anos menos que o Facebook.

Além dos EUA, a lista dos cinco países que mais usa a plataforma inclui Brasil, Reino Unido, México e Rússia.

Mesmo tendo um décimo do tamanho do Facebook (que o comprou em 2012), o Instagram apresenta 15 vezes mais engajamento entre os usuários que o Facebook. E o Pinterest, que tem 1/3 do tamanho do Instagram, apresenta um índice de engajamento de usuários 70% menor que o do Instagram.

Segundo o estudo da L2, um dos motivos desse impacto é o envolvimento intenso que os fãs do Instagram têm com a plataforma: eles gastam 275 minutos por mês em média na rede social e 57% dos usuários interage com a plataforma diariamente, sendo que 35% mais de uma vez ao dia.

Os “Instagrammers” também são altamente disputados pelos marketeiros do luxo: 90% dos usuários têm até 35 anos; 68% são mulheres e 16% dos adultos com renda anual maior que 200 mil reais usam Instagram.

Marcas do varejo e da moda dominam o Instagram, sendo que marcas de produtos de beleza têm a maior taxa de crescimento e o maior índice de engajamento. As marcas de luxo, segundo o estudo, tipicamente postam uma média de seis fotos por semana e 43% delas dizem que atualizam suas páginas mais de uma vez por dia. Mais da metade (63%) das marcas promovem o link para o Instagram direto de seus sites oficiais.

Fonte Proxxima