Nos dias de hoje, muitos consumidores abrem mão de namorar vitrines ao vivo pelos corredores dos superlotados shoppings para ficarem mais em casa e realizarem suas compras e pesquisas no conforto de seus sofás, tudo pelo computador.

Assim sendo, lojas online precisam cada vez mais contar com uma estratégia de marketing para e-commerce realmente eficaz. Demarcando território nas principais redes sociais, produzindo conteúdo relevante, aplicando técnicas de SEO e assim por diante.

5 dicas essenciais de marketing para e-commerce

Não sabe por onde começar? Fique de olho nas dicas que separamos para você  ter sucesso de primeira nessa empreitada! Acompanhe:

Alimente seu blog com conteúdo de qualidade

No universo do marketing digital, ter um blog é simplesmente indispensável. E ainda que seja uma excelente ferramenta de conversão de visitantes em leads, o blog vai muito além.

Alimentá-lo com conteúdo de qualidade não só posiciona sua marca como referência como ajuda o público a solucionar dúvidas. Isso acaba gerando muito mais oportunidades de negócio. Mas atenção: é preciso investir na produção de conteúdo realmente bom para alcançar esses resultados.

Otimize suas páginas com SEO

Tanto para o blog como para suas páginas de produto, é importante aplicar pelo menos as técnicas básicas de SEO. Search Engine Optimization é um conjunto de ações pensadas para posicionar bem sua página nos resultados das buscas do Google. Comece usando sua principal palavra-chave nos títulos, ao longo das descrições dos produtos e até nos textos alt das imagens.

Lembrando que a palavra-chave é o termo mais importante da página. Assim, se você vende luminária, é exatamente esse seu termo-chave.

Procure manter contato pelas mídias sociais

O relacionamento é uma parte importantíssima do marketing digital e do marketing para e-commerce. Por mais que o blog até seja um bom canal para construir esse relacionamento, não é igual às redes sociais! Facebook e Twitter, por exemplo, são canais de comunicação que permitem que o usuário se sinta mais próximo da marca. Assim ele interage com ela sempre que desejar. Esse relacionamento não só atrai mais seguidores como gera mais vendas e cria verdadeiros defensores da marca.

Aposte no e-mail marketing

Por mais que muitos tenham profetizado que o e-mail estava com seus dias contados, a verdade é que essa ferramenta ainda é uma das maiores aliadas do marketing digital nos dias de hoje.

O e-mail não só é mais um recurso facilitador de relacionamentos como é excelente para divulgar promoções e ofertas! Com ele é possível criar diferentes listas de contatos, de acordo com o estágio dos visitantes, e enviar conteúdos diferenciados.

Você pode, por exemplo, criar ações específicas para datas comemorativas — como Natal, Páscoa, Dia das Mães e por aí vai — e enviar newsletters com conteúdos e ofertas especialmente voltados para essas datas. Pense bem: se um usuário voluntariamente deu seu e-mail para receber conteúdo da sua marca, aí está uma oportunidade de ouro!

Passe segurança para os usuários

Mas atenção: nem mesmo uma ótima estratégia de marketing digital funciona se sua loja virtual não gera a devida confiança nos visitantes. Se os usuários se identificam com seu e-commerce, as chances de conversão aumentam significativamente.

Nesse sentido, o primeiro passo é contar com um bom layout, organizado e simples, que ajude os visitantes a terem boas experiências quando em contato com a loja. Crie boas descrições para os produtos, que tirem as dúvidas dos possíveis consumidores e apresentem seus principais benefícios, invista em fotos de qualidade para demonstrar bem o produto e deixe sua loja sempre organizada!

De fato, o marketing para e-commerce pode trazer inúmeros benefícios tanto para os empreendedores como para os próprios clientes, não só criando um relacionamento valioso com os visitantes como também acelerando a conversão e transformando rapidamente meros contatos em consumidores fiéis da sua loja! Não parece ótimo?

Fonte: Blog do Moip

Alex Almeida

Administrador de Empresas, especialista em gestão empresarial, fotógrafo, designer digital, especialista em assuntos digitais com mais de 20 anos de experiência com projetos digitais de diversos segmentos, tamanhos e empresas internacionais. SEO & Fundador da Máquina de Resultados | Agência de Marketing Digital