Segundo o relatório WebShopper, realizado pelo Ebit, no primeiro semestre de 2013, 3,98 milhões de pessoas fizeram a sua primeira compra online.

Com o aumento do e-commerce, um perfil novo de e-consumidor. Eventualmente, o número total de e-consumidores, que já fizeram ao menos uma compra via internet, chegou a 46,16 milhões.

A quantidade de novos consumidores é menor do que a registrada no mesmo período do ano passado, quando esse número era de 4,64 milhões. Logo, essa diminuição representa uma estabilização no atual momento do comércio eletrônico.

O setor atingiu seu auge de novos consumidores no ano anterior e está mais amadurecido, por isso, o ritmo de entrada deve reduzir parcialmente e se tornar mais estável.

E qual o perfil do novo e-consumidor?

Ultimamente, as mulheres foram a maioria entre os novatos. Logo, não seria diferente no primeiro semestre de 2013. Elas saíram na frente e representam 55%. Entretanto, em relação à idade, a faixa etária de maior destaque se manteve dos 25 aos 49 anos.

Analisando os dados escolaridade e renda familiar fica evidente que a classe C tem forte presença entre os novos e-consumidores. Em relação a escolaridade, de junho de 2009 até junho de 2013, a entrada de pessoas com ensino fundamental e médio passou de 42% para 46%.

Enquanto no nível superior completo e incompleto houve queda de 47% para 42%, no mesmo período. Portanto isso demonstra que o e-commerce também consegue atrair um público menos escolarizado. Isso é resultado, principalmente, da inclusão digital em camadas menos abastadas da população.

A região onde se concentram a maior parte dos novos e-consumidores continua sendo a região sudeste, com 62%, seguida por nordeste e sul, com 14% e 13% respectivamente. O tíquete médio da primeira compra ficou em R$ 352,29, um pouco abaixo do tíquete médio em relação ao tíquete médio de mercado que foi de R$359,49.

A categoria mais comprada pelos novos e-consumidores no primeiro semestre foi :

  • “Moda & Acessórios” (15,2%)
  • “Eletrodomésticos” (12,3%)
  • “Cosméticos e Perfumaria / Cuidados Pessoais / Saúde” (10%)
  • “Livros /Assinaturas e Revistas” (9,1%)
  • “Informática” (8,2%).

Até o final do ano, mais 8,9 milhões de pessoas devem comprar através do comércio eletrônico pela primeira vez. Com isso, chegaremos a 51 milhões de consumidores que já fizeram ao menos um pedido pela internet.

Fonte: WebShopper 2013

Alex Almeida

Administrador de Empresas, especialista em gestão empresarial, fotógrafo, designer digital, especialista em assuntos digitais com mais de 20 anos de experiência com projetos digitais de diversos segmentos, tamanhos e empresas internacionais. SEO & Fundador da Máquina de Resultados | Agência de Marketing Digital