Segundo o relatório WebShopper, realizado pelo Ebit, no primeiro semestre de 2013, 3,98 milhões de pessoas fizeram a sua primeira compra online.

Com isso, o número total de e-consumidores, que já fizeram ao menos uma compra via internet, chegou a 46,16 milhões.

A quantidade de novos consumidores é menor do que a registrada no mesmo período do ano passado, quando esse número era de 4,64 milhões. Essa diminuição representa, no atual momento do comércio eletrônico, uma estabilização.

O setor atingiu seu auge de novos consumidores no ano anterior e está mais amadurecido, por isso, o ritmo de entrada deve reduzir parcialmente e se tornar mais estável.

Nos últimos anos, as mulheres foram a maioria entre os novatos. No primeiro semestre de 2013, não foi diferente. Elas saíram na frente e representam 55%. Em relação à idade dos novos e-consumidores, a faixa etária de maior destaque se manteve, a exemplo de anos anteriores, dos 25 aos 49 anos.

Ao analisar os dados escolaridade e renda familiar o que fica evidente é que a classe C tem  forte presença entre os novos e-consumidores. Em relação aos estudos, de junho de 2009 até junho de 2013, a entrada de pessoas com ensino fundamental e médio passou de 42% para 46%.

Enquanto no nível superior completo e incompleto houve queda de 47% para 42%, no mesmo período. Isso demonstra que o e-commerce também consegue atrair um público menos escolarizado, o que é resultado, entre outras coisas, da inclusão digital em camadas menos abastadas da população.

A região onde se concentram a maior parte dos novos e-consumidores continua sendo a região sudeste, com 62%, seguida por nordeste e sul, com 14% e 13% respectivamente. O tíquete médio da primeira compra ficou em R$ 352,29, um pouco abaixo do tíquete médio em relação ao tíquete médio de mercado que foi de R$359,49.

A categoria mais comprada pelos novos e-consumidores no primeiro semestre foi :

  • “Moda & Acessórios” (15,2%)
  • “Eletrodomésticos” (12,3%)
  • “Cosméticos e Perfumaria / Cuidados Pessoais / Saúde” (10%)
  • “Livros /Assinaturas e Revistas” (9,1%)
  • “Informática” (8,2%).

Até o final do ano, mais 8,9 milhões de pessoas devem comprar através do comércio eletrônico pela primeira vez. Com isso, chegaremos a 51 milhões de consumidores que já fizeram ao menos um pedido pela internet.

Fonte: WebShopper 2013