Interessado em começar seu próprio blog? E qual a melhor plataforma de blogs?

É um conceito emocionante partilhar os seus pensamentos com o mundo. Mas começar pode ser difícil.

  1. Qual plataforma de blogs que você deve escolher?
  2. Como você pode lançar o seu blog?
  3. Como você pode obter os leitores?

Este post é basicamente  sobre ajudar você com a primeira pergunta – escolhendo uma plataforma de blog. Vou te levar através de algumas das perguntas que você deve perguntar a si mesmo ao escolher uma plataforma de blogs.

Então, eu vou mostrar algumas das plataformas mais populares e dizer-lhe por que você pode querer escolher uma plataforma ao invés da outra.

O que considerar ao escolher uma plataforma de blogs?

Antes de ler as comparações das plataformas mais abaixo, gostaria que você ponderasse sobre estas perguntas:

  • Você quer apenas um blog ou você quer um site completo?
    Eu sei que este post é sobre blogs, mas é importante considerar se você quer incluir alguns elementos que um site possui.
  • Você quer uma solução hospedada ou auto-hospedado?
    Com uma solução hospedada, você não precisa de nenhum conhecimento técnico. A plataforma lhe fornece tudo.
    Já os auto-hospedados são bastante simples para algumas pessoas, mas vai exigir que você lidar com um fornecedor de hospedagem paga, registro de domínio, instalar a plataforma de blog na sua conta de hospedagem contratada e fazer as manutenções de atualizações.
  • Quanto você está disposto a gastar?
    Você precisa considerar o quanto você está disposto a gastar em seu blog. Todas as soluções de auto-hospedados exigem que você pague, no mínimo, hospedagem e um nome de domínio. Algumas soluções hospedadas exigem taxas mensais.
  • Você quer ganhar dinheiro com seu blog?
    Algumas plataformas podem limitar você rentabilizar/monetizar o seu blog. Se você está apenas criando o blog para se divertir, isso pode não importar. Mas se você quer ganhar dinheiro com seu blog, você precisa escolher uma plataforma sem restrições.

Ok, vistas as perguntas básicas, vamos ás plataformas de blogs. Eu vou responder a questões para cada plataforma e compartilhar algumas das outras características que tornam as plataformas únicas.

1. WordPress.org – Versão hospedada do WordPress

blog-wordpress-org

Se você olhar atentamente, este site é um WordPress auto-hospedado. Talvez você possa pensar que estou sendo um pouco tendencioso sobre o uso da versão auto-hospedado do WordPress. Mas nós aqui na Máquina de Resultados não somos os únicos – sites auto-hospedado WordPress constituem 27,1% de todos os sites na Internet ultimamente a cada 10 novos sites, 6 são WordPress.

A popularidade do WordPress auto-hospedado, em parte, é por causa de sua versatilidade. Você pode usá-lo exclusivamente como um blog ou fazer o seu blog apenas parte de um site maior. Também é possível ter um controle total sobre seu site e poder monetizá-lo como quiser.

Você pode usar temas quase infinitos, plugins (recursos extras do site) e os chamados construtores de página para construir belos sites sem saber nada sobre código e com alguma noção de estética para o design.

A única desvantagem com WordPress  auto-hospedado é que você precisará pagar por sua hospedagem e nome de domínio. Juntos, esses custos normalmente começam por volta de R$ 150,00 por ano e podem subir conforme o tamanho e sucesso do seu blog . Você também precisará de um pouco de conhecimento técnico para criar seu blog. Nada muito difícil, embora seja trabalhoso dependendo do que você almeja como resultado final!

Principais características:

  • Versátil – pode criar um blog independente ou site completo;
  • Controle – pode gerar receita e personalizar seu blog conforme seu gosto;
  • Sistema de suporte enorme – fácil de encontrar respostas para quaisquer problemas potenciais;
  • Enorme banco de dados de temas e plugins – fácil de personalizar e adicionar recursos importantes;
  • Vários idiomas – O wordpress tem tradução para particamente todos os idiomas, e são atualizados sempre que necessário
  • Comunidade Enorme – Muita gente usa, cria plugins, temas, participa do forum de suporte, etc. Com uma comunidade tão ativa e participante, fica fácil encontrar soluções para seus problemas. Você sempre encontraráalguém disponível para lhe ajudar na comunidade.

Preço

A plataforma WordPress é gratuita, mas você precisa pagar por hospedagem e domínio | Mais informação

2. WordPress.com – Versão Hospedada do WordPress

blog-wordpress-com

WordPress.com é o mesmo software básico WordPress que acabamos de discutir, mas com algumas desvantagens graves. Mas, em primeiro lugar, os aspectos positivos:

  • WordPress.com é 100% gratuito e mais fácil para um iniciante para começar.
  • Não há necessidade de descobrir a hospedagem e seu próprio nome de domínio – basta se inscrever com um nome de usuário e começar imediatamente a “blogar”.

Mas essa conveniência tem um custo. Você perde uma tonelada de flexibilidade.

Você está limitado em como você pode mudar seu site e você também está restrito quando se trata de monetização. Se você está planejando um blog como um negócio, WordPress.com não é uma opção viável.

Agora, se você não tem dinheiro e não pretende monetizar(ganhar dinheiro) nem customizar muito a aparência e os recursos do blog, é uma boa opção. Forte e robusta.

Principais características:

  • Conveniência – pode começar a blogar em minutos sem conhecimento técnico;
  • 100% grátis se você usar um domínio nome.wordpress.com;
  • Mesmo software WordPress básico como a versão auto-hospedada;
  • Limitada em termos de personalização e monetização.

Preço

Grátis, se você usar um domínio nome.wordpress.com; | Mais informação

2. Medium

blog-mediumA plataforma Medium é significativamente diferente do WordPress. É blog puro – por isso, se você está pensando em ter alguns elementos de site regular, a sua escolha deve ser outra.

É também 100% gratuito e hospedado em Medium.com. Naturalmente, isso significa que você realmente não “possui” um blog seu na plataforma Medium, nem pode monetizá-lo ou personalizá-lo, você só usa a plataforma. Mas, aqui está uma coisa legal sobre a plataforma Médio:

Tem uma audiência interna. Outros leitores médios podem encontrar suas postagens e suas postagens podem até virar viral se se tornarem “Opções do Editor”.

A plataforma Medium é ótima se você está apenas procurando uma plataforma para compartilhar seus pensamentos com o mundo.Mas se você quiser monetizar ou personalizar seu blog, você está muito melhor com algo como WordPress(item 1 deste post).

Principais características:

  • 100% grátis
  • Hospedado em Medium.com
  • Público interno para ler suas postagens
  • Focado inteiramente em blogs

Preço:

Grátis| Mais informações

4. Ghost

blog-ghost

Lançado em 2013, Ghost é o novato em plataformas para blogs nesta lista. Pense nele como uma versão leve do WordPress que é 100% focado em blogs. Ghost pode ser baixado gratuitamente se você tem uma conta de hospedagem própria. Ou, você pode pagar para a versão hospedada a partir de US $ 19 por mês.

Se você quiser uma plataforma de blogs simples, leve e que você tem controle total sobre tudo, você deve considerar Ghost. Basta lembrar que você não terá tanta flexibilidade ou suporte como faria com algo como WordPress. Um outro problema para algumas pessoas é que por ser o novato da turma, o site é todo em inglês. Fora isso é uma excelente opção.

Principais características:

  • Design elegante e minimalista
  • Vem em versões hospedadas e auto-hospedadas
  • 100% focado em blogs

Preço

Grátis com hospedagem/domínio próprios  ou US$ 19.00/mês para a versão hospedada | Mais informação

5. Tumblr

blog-tumblrTumblr é outra plataforma de blogs hospedados gratuitamente. Mas considerando que as outras plataformas de blogs nesta lista são principalmente focados em texto, Tumblr se encaixa melhor com blogs de imagem.

Não que você não pode usar o Tumblr para o texto, mas o conteúdo que faz o melhor no Tumblr são principalmente as imagens.Como a plataforma Medium, o Tumblr tem uma audiência interna de pessoas para ver suas postagens.

E também como Medium, a mesma ressalva da maioria das soluções hospedadas se aplica – você vai sacrificar a flexibilidade e monetização se você usar o Tumblr.

Principais características:

  • 100% grátis;
  • Focado mais imagem do que texto;
  • Audiência integrada.

Preço

Grátis |  Mais informação

6. Blogger

blog-bloggerSe eu estivesse escrevendo este post há dez anos, o Blogger estaria no topo desta lista com o WordPress. Mas nos anos que se passaram, e o Blogger não se atualizou como deveria e definitivamente  caiu no conceito como uma plataforma de blogs, apesar de ser ainda muito popular.

Ainda assim, continua a ser uma plataforma viável para quem procura uma plataforma de blogs gratuitos e hospedados. Como a maioria das versões hospedadas, você estará sacrificando flexibilidade em troca de conveniência.

Uma vantagem do Blogger sobre outras plataformas é que se integra facilmente aos serviços do Google, como o AdSense. Isto torna mais fácil adicionar alguma monetização básica ao seu blog.

Fora isso, eu não recomendo esta solução para iniciar com um blog, salvo para criar uma sistemática de escrever continuamente.

A grande vantagem é que se você tem um Blogger, pode exportam todos os seus posts para o WordPress! Isso sem dúvida é uma excelente escolha!

Principais características:

  • 100% grátis;
  • Focado mais imagem do que texto;
  • Audiência integrada
  • Dificuldade de otimização para os motores de busca;
  • Nome/endereço do blog de difícil memorização devido à extensão “blogspot.com.br”;
  • Não permite organizar os artigos por categorias;
  • Limitações e restrições na hospedagem de arquivos.

Preço

Grátis |  Mais informação

Qual plataforma de blogs você deve escolher?

A minha recomendação geral é a versão auto-hospedado do WordPress. Não há outra opção que ofereça os mesmos níveis de flexibilidade, acessibilidade e suporte. E se você quer uma plataforma robusta, escalonável, que te dê todas as opções para ganhar dinheiro com o seu blog, a opção deve ser a que consta no item de número 1 deste post.

Com isso dito, se você tem uma necessidade específica menos profissional, você pode querer usar outra plataforma. Por exemplo, se você está apenas pensando em compartilhar seus pensamentos com o mundo no método mais simples e mais rápido, você deve considerar Medium para textos ou Tumblr para Imagens.

Se você quiser um pouco mais de liberdade de uma configuração no seu blog, mas não quer gastar dinheiro ou lidar com hospedagem, você deve considerar WordPress.com.

Agora é sua vez

  • Qual a plataforma de blogs que você usa?
  • Qual é seu favorito?
  • Porque escolheu a que usa?

Tem alguma outra pergunta que o texto não esclareceu?

 

 

Alex Almeida

Administrador de Empresas, especialista em gestão empresarial, fotógrafo, designer digital, especialista em assuntos digitais com mais de 20 anos de experiência com projetos digitais de diversos segmentos, tamanhos e empresas internacionais. SEO & Fundador da Máquina de Resultados | Agência de Marketing Digital