Se em um cenário comercial mais antigo era comum que os produtos ditassem a tendência para os consumidores, hoje as coisas funcionam exatamente da forma contrária. Mais do que nunca, é o comprador que dita o que quer e como quer, fazendo com que marcas e empresas sejam obrigadas a ouvir e entender do que ele precisa.

Então, se hoje o mercado é segmentado conforme as tendências sugeridas pelo comportamento do consumidor, como adequar o produto que você oferece ao cenário atual de forma a atingir o público-alvo e garantir as vendas?

Adequando sua loja às necessidades do seu cliente

Um e-commerce pode atingir um determinado target com muito mais precisão quando entende o que seu cliente quer, e isso nem sempre se restringe apenas ao produto em si. Enquanto um determinado segmento de pessoas procura preços baixos, outro procura os preços baixos e a qualidade, outro procura os dois anteriores e um bom conteúdo, e assim por diante. Ou seja, além de atingir o seu público de uma forma geral, o ideal é tentar atender o máximo possível também às necessidades específicas de grupos dentro do seu target.

Quanto mais você conversa com seu cliente “segmentador”, maiores são as chances de engajamento e, consequentemente, de crescimento nas vendas e no lucro de sua loja. Entre as diversas formas de fazer isso, uma das que mais fazem sentido hoje é a segmentação chamada de psicográfica, que delimita as relações emocionais do cliente com a marca.

Se o comprador estabelece um vínculo emocional (de admiração, de paixão) com a marca, além de ter forte tendência a se tornar um cliente fiel, ele também começa a compartilhar seus gostos com os amigos. Essa forte influência – reforçada sobretudo pelo uso das redes sociais – é positiva para a loja virtual que souber usar a segmentação de mercado a seu favor, e, principalmente, a favor do seu cliente.