Se em um cenário comercial mais antigo era comum que os produtos ditassem a tendência para os consumidores, hoje as coisas funcionam exatamente da forma contrária.

Mais do que nunca, a segmentação de mercado fez com que o comprador dite o que quer e como quer. Assim, ele faz com que marcas e empresas sejam obrigadas a ouvir e entender o que ele precisa.

Se hoje o mercado é segmentado conforme as tendências sugeridas pelo comportamento do consumidor, devemos se adaptar a ele. Então, como adequar o produto que você oferece ao cenário atual de forma a atingir o público-alvo e garantir as vendas?

Segmentação de mercado e adequando sua loja às necessidades do seu cliente

Um e-commerce pode atingir um determinado target com muito mais precisão quando entende o que seu cliente quer. Sendo que isso nem sempre se restringe apenas ao produto em si. Enquanto um determinadas segmento de pessoas procura preços baixos, outro procura os preços baixos e a qualidade, outro procura os dois anteriores e um bom conteúdo, e assim por diante. Ou seja, além de atingir o seu público de uma forma geral, o ideal é tentar atender o máximo possível também às necessidades específicas de grupos dentro do seu target.

Quanto mais você conversa com seu cliente “segmentador”, maiores são as chances de engajamento. Consequentemente, maior a chance de crescimento nas vendas e no lucro de sua loja. Entre as diversas formas de fazer isso, uma das que mais fazem sentido hoje é a segmentação chamada de psicográfica. Dessa maneira você delimita as relações emocionais do cliente com a marca.

Se o comprador estabelece um vínculo emocional (de admiração, de paixão) com a marca, além de ter forte tendência a se tornar um cliente fiel, ele também começa a compartilhar seus gostos com os amigos. Essa forte influência – reforçada sobretudo pelo uso das redes sociais – é positiva para a loja virtual. Principalmente a quem souber usar a segmentação de mercado a seu favor, e a favor do seu cliente.

Alex Almeida

Administrador de Empresas, especialista em gestão empresarial, fotógrafo, designer digital, especialista em assuntos digitais com mais de 20 anos de experiência com projetos digitais de diversos segmentos, tamanhos e empresas internacionais. SEO & Fundador da Máquina de Resultados | Agência de Marketing Digital