Ter um site de e-commerce exige muitas coisas. Se você é um dono de uma loja WooCommerce, provavelmente tem uma lista enorme de coisas a fazer. Enquanto isso pode parecer insignificante comparado a outras preocupações, você quer sempre estar monitorando e mantendo o seu SEO para WooCommerce nessa lista. Um site com um bom SEO (Otimização do Motor de Busca) pode levar sua loja e seu site para o próximo nível.

Nesse artigo, vamos discutir o por que do SEO ser vital para lojas online. Então vamos compartilhar nosso guia de SEO para WooCommerce.

Porque o SEO para WooCommerce é importante

Resumidamente, SEO é importante para qualquer site que quer se classificar bem no ranking dos motores de busca. Isso é crítico para ganhar visibilidade e tráfego orgânico no seu site. Além disso, ajuda a melhorar a legibilidade como parte geral da experiência do usuário (UX).

Para sites e-commerce, alta visibilidade e mais tráfego significa uma chance maior de engajar clientes e fazer vendas. Afinal, ninguém pode comprar seus produtos se não conseguem achar seu site em primeiro lugar.

Manter um SEO bom pode também reduzir despesas de marketing, te deixando a frente de seus concorrentes e melhorando o UX. SEO é padrão na industria dos e-commerce, então se você ignorá-lo, você tem mais chances de ficar para trás.

Se você não tem certeza da qualidade do SEO de seu site, você pode considerar a realização de um auditório. Isso vai te dar uma boa base de onde começar e você também pode monitorar como as melhorias no SEO afeta seu site ao longo do tempo.

Confira nosso guia!

  1. Otimize seu SEO para WooCommerce: produtos e os títulos das categorias
  2. Utilize meta-descrições
  3. Otimize os slugs de seus produtos
  4. Ative os breadcrumbs para uma navegação simples
  5. Use categorias e tags
  6. Adicione texto alternativo às imagens
  7. Monitore os números do seu Google Analytics
  8. Otimize a velocidade e a performance do seu site
  9. Maximize a segurança de seu site

O guia completo de SEO para WooCommerce (9 pontos-chave)

Nos juntamos nove pontos chave para maximizar seu SEO para WooCommerce. Esses pontos vão assumir que você já instalou um plugin para analisar seu conteúdo, como: JetpackThe SEO Framework, ou Yoast SEO. Os exemplos em nosso guia incluirão capturas de tela do plug-in mais popular no campo – Yoast SEO.

1. Otimize seu SEO para WooCommerce: produtos e os títulos das categorias

Títulos são importantes para comunicar com ambos clientes e motores de busca. Eles são a primeira coisa que os clientes veem quando olham os produtos, e um dos fatores mais relevantes para os motores de busca.

Para otimizar seus títulos para SEO, vá para seu produto ou página de categoria no WordPress. Yoast SEO dispõe uma área em baixo do editor com duas seções: Legibilidade e Palavra-chave de foco.

Se você expandir a última seção, verá uma série de luzes vermelhas, amarelas e verdes indicando as classificações de SEO para diferentes recursos. Procure por qualquer um deles relacionado à otimização de seu título e faça as alterações sugeridas.

Por exemplo, nossas avaliações de Yoast SEO nos dizem que o título do nosso produto não contém nossa palavra-chave “WooCommerce t-shirt”:

seo para woocommerce

Depois de fazer algumas mudanças no título de seus produtos, podemos ver que a avaliação no Yoast de vermelho mudou para verde. Isso mostra que nosso título agora está melhor otimizado.

2. Utilize meta-descrições

Meta-descrições são parágrafos curtos que aparecem embaixo de um título na pesquisa dos motores de busca. A descrição da aos pesquisadores um pequeno resumo do conteúdo da página antes de clicarem no título.

Com a evolução dos motores de busca, meta-descrições se tornaram menos importantes para alcançar um SEO excelente. Ainda assim, elas tem um papel importante quando determinando a classificação de sua página. Assim são extremamente úteis a clientes ao ajudá-los determinar se a página realmente contém o que eles procuravam.

Embaixo do editor do Yoast SEO , você vai achar uma seção chamada Snippet Preview. Se você selecionar o botão Edit Snippet, vai ser capaz de adicionar uma meta descrição ao seu produto:

edit

A barra abaixo do snippet editor vai ficar verde quando o parágrafo chegar a um tamanho apropriado:

meta descrição

Isso também responde apropriadamente quando você passa do limite de caracteres, embora use uma contagem fixa de 160 caracteres.

3. Otimize os slugs de seus produtos

Os slugs de seus produtos são os URLs individuais para cada um de seus produtos. Eles são a chave para ajudar os motores de busca e clientes em potencial determinarem quais são seus produtos. Quando otimizados, podem melhorar muito seu ranking.

URLs são melhores quando contém palavras-chave para o produto relevante. Palavras-chave são os termos que você deseja que seus produtos classifiquem para os mecanismos de pesquisa ou o termo que você espera que os clientes digitam em um mecanismo de pesquisa para encontrar seu produto.

Yoast SEO vai ranquear sua palavra-chave baseado em diversos fatores. Podemos ver que a palavra-chave que usamos para nossa camisa é medíocre, e pode melhorar por meio de sugestões de mudança:

palavra chave

Adicionalmente, Yoast SEO fornece avaliações para os slugs dos produtos individuais abaixo do editor. No nosso exemplo, a palavra-chave não aparece no slug, e isso fica listado como um problema que pode ser melhorado:

configurações

Para editar o slug, simplesmente role para o topo do editor, onde você vai achar um permalink editável:

woocommerce

Aqui, clique em editar e faça as mudanças necessárias. Então, clique em OK. A avaliação do seu slug pelo Yoast SEO deve agora ser melhorada – para uma luz verde.

4. Ative os breadcrumbs para uma navegação simples

Breadcumbs são ferramentas de navegação que ajudam os clientes a se acostumar mais com a loja. Você provavelmente já os viu antes. Eles normalmente aparecem no topo da página, mostrando em que página você está e o caminho de links de volta para as páginas que você navegou para chegar onde está.

Como um exemplo, você pode usar breadcrumbs para direcionar seus clientes de volta as categorias principais de uma sub-categoria. Se você vende roupa na sua loja online, um rastro de breadcrumbs pode ser Homens > Tops> Camisetas, com outras possibilidades sendo Homens > Tops > Sweaters.

Seu tema provavelmente já possui esse recurso nas páginas de produto. Caso não tenha, você deve editar seu tema antes de ativar isso no Yoast.

seo para woocommerce

Para fazer isso, role para baixo do SEO no dashboard da barra lateral do WordPres e selecione Search Appearance do menu. Nas configurações de aparência da pesquisa, selecione a guia Breadcrumbs e, em seguida, ative a opção para usar breadcrumbs.

5. Use categorias e tags

Já mencionamos anteriormente que você idealmente tem páginas onde os clientes conseguem ver todos os itens dentro das categorias. Isso é uma estratégia para prevenir que produtos individuais compitam entre si quando um cliente procura por um termo geral sendo aplicado em múltiplos produtos.

Por exemplo, se um cliente quer ver toda a sua coleção de camisetas, eles simplesmente vão procurar por “camiseta”. É claro, você não quer suas camisetas competindo entre si para ser o primeiro resultado. Invés disso, você pode mostrar ao visitante uma página que lista todas suas camisetas.

venda camisas

Tags funcionam de modo parecido. Podem servir de uma referência para os clientes quando esses estão procurando pelos produtos. Clicando numa tag, você consegue ver produtos similares com a mesma tag. Você pode acessar ambas as categorias como as tags do WordPress pelo painel de Produtos.

seo categorias

Ao selecionar as opções de Categorias ou Tags, você poderá adicionar novas entradas preenchendo as informações solicitadas. Você também deve poder editar categorias e tags existentes nas páginas relevante.

6. Adicione texto alternativo às imagens

Texto alternativo ou texto alt é exibido no seu site quando suas imagens não podem ser vistas. Se uma imagem não é carregada por algum motivo, o browser vai exibir uma dica contendo o texto alt.

Texto alt é incrivelmente útil para aqueles que usam leitores de telas, já que vão ler a descrição da imagem. Assim, usar textos alt faz sua loja ser mais acessível – uma preocupação constante para donos de qualquer site.

Além disso, o texto alternativo ajuda os mecanismos de pesquisa a indexar imagens corretamente. Incluir uma palavra-chave no seu texto alternativo também pode ajudar a melhorar a classificação da sua imagem, melhorando assim o SEO geral da página relacionada. Aqui você pode ver que o Yoast observou que o texto alternativo da imagem do nosso produto não contém nossa palavra-chave:

seo atributos

Você pode adicionar texto alternativo a qualquer imagem quando fizer o upload pela primeira vez ou por meio da sua Biblioteca de mídia. Por exemplo, se você selecionar uma imagem na Biblioteca de mídia, verá alguns dos campos relevantes. Aqui, adicione seu texto alternativo (considerando se a palavra-chave é apropriada):

seo para woocommerce

Depois de fazer isso, sua classificação do Yoast será aprimorada e você verá uma luz verde (ou pelo menos uma melhoria) para os atributos alt da imagem.

7. Monitore os números do seu Google Analytics

O Google Analytics do seu site inclui uma série de dados sobre os usuários do seu site para ajudar você a impulsionar o SEO. Você pode saber quantos visitantes seu site recebe, quais de suas páginas são mais populares e como seus visitantes estão sendo redirecionados para seu site. Tudo isso é possível monitorar seu Google Analytics.

Enquanto a instalação do Google Analytics não melhora seu SEO, aproveitar as informações que você aprende sobre o seu site pode te ajudar muito. Você poderá rastrear suas palavras-chave e planejar novas, ver suas estatísticas gerais de SEO, verificar a velocidade do seu site e muito mais.

Além disso, você pode instalar um plug-in como o Plug-in do painel do Google Analytics para WordPress:

monsterinsights

Ele inclui um prático painel do Google Analytics para monitorar todas as estatísticas do seu site, diretamente acessível a partir do back end do WordPress.

8. Otimize a velocidade e a performance do seu site

Como você já deve saber, o tempo de carregamento de sua página tem impact no seu SEO – muito impacto as vezes. O Google usa o carregamento de página no seu algorítimo como um fator que influência bastante. Logo, se seu site demora para carregar, pode cair na classificação.

Consequentemente, quanto mais uma página demora para carregar, mais provável dos visitantes desistirem dela. Isso significa um impacto negativo diretamente nas suas vendas. Além disso, você deve testar a velocidade de seus site numa base regular. Para fazer isso com o menor caminho de resistência, você pode usar o Google PageSpeed Insights, Pingdom e Load Impact.

wordpress

Existem outras diversas maneiras de melhorar o carregamento do seu site, incluindo compressão de arquivos de imagem, caching, e utilizando uma CDN (Content Delivery Network). Compressão de imagem ajuda porque diminui o tamanho de arquivos pesados. Plugins como ShortPixel vão comprimir suas imagens automaticamente para criar arquivos menores que não vão afetar o carregamento de seu site, retendo sua qualidade.

Em questão de caching, existe um processo no qual um arquivo HTML estático copia as páginas que são salvas para que elas sejam exibidas rapidamente sem ter que re-carregar toda a página. É muito beneficiente e como ele, existem outros diversos plugins de caching disponíveis, como o WP Super Cache (desenvolvido pela Automattic).

Finamente, CDNs são servidores colocados em pontos geográficos estratégicos. Eles também realizam cache dos dados dos websites para que sejam servidos rápidamente. Entretanto, a diferença aqui é que eles vão estar beneficiando diretamente os visitantes que estão navegando numa distância significativa do server principal.

9. Maximize a segurança de seu site

Surpreendentemente, 73,9 por cento dos hacks estão relacionados ao spam de SEO. Isso ocorre quando hackers invadem seu site e plantam links ou mesmo páginas inteiras que o enviam de volta a sites frequentemente maliciosos.

Isso pode impedir que o Google indexe corretamente seu site ou não veja seu site. Felizmente, manter a segurança do seu site pode ajudar a evitar isso. Anteriormente, discutimos algumas práticas recomendadas de segurança do WordPress, mas uma pesquisa rápida em torno do blog revelará muito mais.

Uma consideração primordial é manter o WordPress, seu tema e todos os plugins instalados (incluindo o WooCommerce) atualizados. As atualizações geralmente corrigem falhas de segurança e outros bugs, por isso, falhar na execução de atualizações pode significar que usuários e visitantes mal-intencionados podem aproveitar as vulnerabilidades conhecidas. Recomendamos realizar verificações de segurança regulares, que procurarão evidências de ataques em seu site.

seo monitoramento

Um plugin de segurança como o Sucuri será uma ferramenta extremamente útil para isso, assim como a instalação de um plugin dedicado como o Wordfence. No entanto, isso só protegerá seu site, não seu servidor. Para proteger o último, você pode usar um Web Application Firewall (WAF). Isso redirecionará o tráfego malicioso do seu site, evitando danos custosos e protegendo sua loja WooCommerce. A Sucuri oferece o melhor da classe WAF disponível.

Conclusão

Melhorar o SEO do seu site WooCommerce pode não parecer fácil. No entanto, quando você pega o jeito de mantê-lo, um bom SEO é uma das maneiras mais fáceis de colocar seu site no mapa, atrair a atenção dos clientes e aumentar as vendas. Neste artigo, abordamos nove principais estratégias de SEO que você pode usar para o seu site WooCommerce.

Eles abordam o SEO de vários ângulos, incluindo a otimização do seu conteúdo, a organização e a navegação do seu site para melhor rastreamento e a manutenção de alta velocidade do site e segurança sólida.

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Alex Almeida

Administrador de Empresas, especialista em gestão empresarial, fotógrafo, designer digital, especialista em assuntos digitais com mais de 20 anos de experiência com projetos digitais de diversos segmentos, tamanhos e empresas internacionais. SEO & Fundador da Máquina de Resultados | Agência de Marketing Digital