Finalmente um player do YouTube descente !

Depois de alguns meses de testes, o YouTube finalmente liberou o novo visual transparente do player para todos os seus usuários. A mudança não é lá muito drástica, mas não deixa de ser notável o desaparecimento da barra preta que carregava os comandos, agora “flutuantes”.

A mudança no design também alterou a exibição das configurações, cujas opções não são mais mostradas em menus drop-down. Um clique em “Velocidade”, por exemplo, carrega outra telinha dentro menu, e o mesmo acontece com “Qualidade” e outras funções. A exibição de anotações e o autoplay, por sua vez, são desativados por uma espécie de chave.

O novo visual foi apresentado inicialmente em abril deste ano, mas distribuído de forma limitada entre os usuários. Para habilitá-lo, era preciso acessar a área de testes TestTube ou fazer algumas alterações nos cookies do navegador.

Desta vez, no entanto, não é preciso nenhum truque para usar o novo player – cujo lançamento foi confirmado pelo site em seu perfil oficial no Twitter.

A novidade fica mesmo por conta do visual. Os botões aparecem em branco e também de tamanho maior. A barra de fundo está opaca, antes ela era translúcida. Já a barra de programação ficou mais fina, porém, quando o usuário passa o mouse por cima ela aumenta o tamanho.

Eu particularmente gostei muito desta nova versão pois o player antigo era muito feio para colocar em qualquer site de bom gosto o que me fazia usar o Vimeo muitas vezes. Agora você pode ficar tranquilo que o seu site ficará lindo com os vídeos do seu canal, ou somente os seus videos favoritos como os da playlist que selecionei para você a seguir.